Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85248

TítuloRepensar Sá de Miranda e o renascimento
Editor(es)Sousa, Sérgio Guimarães de
Braga, Luciana
Costa, Anabela
Palavras-chaveFrancisco Sá de Miranda
Renascimento
Data2022
CitaçãoSousa, S. G. de, Braga, L., Costa, A. (org.). (2022). Repensar Sá de Miranda e o renascimento. Amares: Centro de Estudos Mirandinos / Município de Amares.
Resumo(s)[Excerto]Admirado sem restrições pelas principais vozes poéticas do seu tempo, Francisco de Sá de Miranda, um dos vultos estelares da nossa literatura, introduziu o modelo lírico de matriz italiana em Portugal (o dolce stil nuovo) e, com isso, a expressão de uma nova forma de conceber e ver o mundo. Seria, porém, em boa verdade, redutor circunscrever o impacto do escritor à emergência da constelação estético-cultural do Renascimento no nosso país, pese embora isso fosse já condição histórica e honorífica suficiente para lhe garantir um merecimento canónico. A centralidade do autor na nossa literatura advém-lhe, de igual modo, por um lado, da sua robustez ético-moral, plasmada na sua conhecida intransigência em questões morais (moralismo da indignação visível, entre outras manifestações de investimento ético, na forma desassombrada como denuncia sem rodeios as turbulências causadas pelo consenso mercantil em torno da expansão marítima); e, por outro lado, do facto de na sua obra não ser difícil rastrear uma notória e assaz apelativa fundura filosófica.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85248
ISBN978-972-99879-9-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Repensar Sá Miranda e o Renascimento_web.pdf4,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID