Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85362

TítuloDemocratização da educação e ensino profissional na escola pública: análise exploratória de investigações no campo
Outro(s) título(s)Democratization of education and professional teaching in public schools: exploratory analysis of investigations in the field
Atas XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Autor(es)Martins, Fernanda
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Vilarinho, Emília
Gomes, Carlos Alberto
Teixeira, José Nuno
Palavras-chaveDemocratização
Ensino profissional
Escola pública
Dissertações de mestrado
Democratization
Professional education
Public school
Master's dissertations
Data2021
EditoraUniversidade da Coruña / Universidade do Minho
Resumo(s)A discussão teórico-concetual em torno da democratização da educação escolar em Portugal, obriga a retomar o período anterior à revolução dos cravos, contexto no qual o ensino se encontrava dividido entre o ensino liceal, destinado a grupos sociais que ambicionavam o prosseguimento de estudos superiores e o ensino técnico, mais destinado a grupos cujo o ingresso no mercado de trabalho seria imediato. A Revolução do 25 de Abril de 1974 e o regime democrático então instaurado refletiu-se no projeto escolar para a nação, nomeadamente com uma escola tendencialmente para todos, pautada, entre outros princípios, pela igualdade de acesso e de sucesso, laicidade, gratuitidade. Nos anos 80, o ensino secundário foi objeto de alterações profundas, ressurgindo em 1989, a oferta de “cursos tecnológicos” do ensino secundário, e, no início dos anos 90, os cursos profissionais. Desde esta década, o ensino profissional passou a representar uma nova oferta educativa na escola pública, uma alternativa ao ensino secundário regular. Com esta introdução do ensino secundário profissional na escola pública, as questões relacionadas com democratização da educação voltam a estar na agenda política e de investigação. Assim, a presente comunicação adota como objeto de estudo a relação entre democratização da educação e ensino profissional na escola pública, a partir da análise de um conjunto dissertações de mestrado sobre esta problemática. O período de seleção das dissertações situou-se entre 2015-2019, localizadas a partir da base de dados RCAAP. Os resultados obtidos, a partir da análise de conteúdo, permitem retratar, entre outros aspetos, um perfil de estudante do ensino profissional pertencente às classes sociais média e desfavorecida, pais com reduzida escolaridade, percursos dos estudantes marcados por retenções, baixas expectativas quanto ao prosseguimento de estudos. A investigação apresentada nesta comunicação consiste numa das três dimensões que compõem o projeto intitulado Cursos Profissionais no Ensino Secundário: Políticas, Práticas e Percursos Escolares num Agrupamento de Escolas, desenvolvido no âmbito da iniciativa Prémio UMinho (2020), por um estudante da Licenciatura em Educação em conjunto com um grupo de orientadores e enquadrase no projeto mais amplo Educação 3D: Democracia, Desigualdade e Diferença em Educação, inscrito no Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação.
The theoretical-conceptual discussion around the democratization of school education in Portugal forces us to return to the period prior to the carnation revolution, a context in which education was divided between secondary education, aimed at social groups that aimed to pursue higher studies and technical education, more aimed at groups whose entry into the labor market would be immediate. The Revolution of the 25th of April 1974 and the democratic regime then established was reflected in the school project for the nation, namely with a school tending towards everyone, guided, among other principles, by equality of access and success, secularity, and gratuity. In the 1980s, secondary education underwent profound changes, with the resurgence in 1989 of the offer of “technological courses” in secondary education, and, in the early 1990s, professional courses. Since this decade, vocational education has come to represent a new educational offer in public schools, an alternative to regular secondary education. With this introduction of secondary vocational education in public schools, issues related to the democratization of education are once again on the political and research agenda. Thus, this communication adopts as its object of study the relationship between the democratization of education and professional teaching in public schools, based on the analysis of a set of master's dissertations on this issue. The period for selecting the dissertations was between 2015-2019, located from the RCAAP database. The results obtained from the content analysis allow to portray, among other aspects, a profile of a professional education student belonging to the middle and disadvantaged social classes, parents with low education, student trajectories marked by retention, low expectations regarding the continuation of studies. The research presented in this paper consists of one of the three dimensions that make up the project entitled Professional Courses in Secondary Education: Policies, Practices and School Pathways in a Group of Schools, developed under the UMinho Award initiative (2020), by a student of the Degree in Education together with a group of advisors and is part of the broader 3D Education project: Democracy, Inequality and Difference in Education, enrolled in the Education Research Center of the Education Institut of Education.
TipoAtas de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85362
e-ISBN978-989-8525-71-0
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Democratização da Educação e Ensino Profissional na Escola Pública, Análise.pdf4,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID