Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85422
Título: | Construção de recursos multimodais: para a promoção do português como língua de ciência |
Autor(es): | Araújo, Sílvia Aguiar, Micaela Maria Assis Monteiro, José Silva, Adriana |
Palavras-chave: | Literacia científica Multimodalidade Comunicação de ciência Ciência aberta Recursos linguísticos Scientific literacy Multimodality, Science communication Open science Linguistic resources |
Data: | 2022 |
Resumo(s): | Neste artigo, é nosso objetivo apresentar um projeto de investigação que visa a criação de um portal de recursos multimodais (Kress et al., 2014) que apoiem a literacia científica e a escrita em línguas de especialidade, tendo como público-alvo alunos, professores, investigadores e profissionais de diversas áreas científicas. Ao privilegiar textos em regime de acesso aberto, como são aqueles que encontramos nos repositórios académicos, este projeto pretende fazer jus ao forte investimento nacional e comunitário na promoção da Ciência Aberta e na valorização do português como língua de comunicação científica, em consonância com as políticas europeias do multilinguismo (Teixeira, 2016). O projeto assenta na construção de um motor de pesquisa bilingue, na criação de glossários que mapeiam as áreas do saber e na construção de recursos que auxiliem a literacia científica e académica, estruturados em torno de um fluxograma de um trabalho científico. Pretende-se que este projeto proporcione ferramentas que dotem diferentes tipos de público a produzir e a comunicar ciência em português, de forma clara, acessível e multimodal. In this article, it is our objective to present a research project aimed at creating a multimodal resource portal (Kress et al., 2014) that supports scientific literacy and writing in specialty languages, targeting students, teachers, researchers, and professionals from various scientific areas. By favoring texts in open access, such as those found in academic repositories, this project aims to live up to the strong national and community investment in the promotion of Open Science and in valuing Portuguese as a language of scientific communication, in line with european policies of multilingualism (Teixeira, 2016). The project is based on the construction of a bilingual research engine, the creation of glossaries that map the areas of knowledge and the construction of resources that help scientific and academic literacy, structured around a workflow of a scientific work. It is intended that this project provides tools that embolden different types of audiences to produce and communicate science in Portuguese, in a clear, accessible and multimodal way. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85422 |
ISBN: | 978-972-745-268-2 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.34620/lusoconf.2021 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos em livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LusoconfAraújoAguiar.pdf | 4,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |