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TítuloMercado e moda: estética que é poder
Autor(es)Lima, Teresa Arlete Martins Sousa
Palavras-chaveLugares públicos
Mercado Municipal de Braga
Moda
Passeio
Data7-Jul-2022
CitaçãoLima, T. (2022, julho, 7). Mercado e moda: estética que é poder. Passeio - Plataforma de Arte e Cultura Urbana. https://www.passeio.pt/galeria/mercado-e-moda-estetica-que-e-poder/
Resumo(s)Desloco-me à Praça à procura das cores, dos cheiros e dos costumes que a associam a um desfilar comunicacional em contínuo fluxo e refluxo. Mas deixo-me surpreender mais pelo que esconde, do que pelo que expõe. É factual. Uns dias depois do S. João e às portas do S. Pedro, estão lá as ervas de cheiro: limonete, cidreira, manjericos, toda a profusão que antecede a secura do verão. Depois das agruras do frio, a exuberância visual e tátil do tomate coração de boi antecipa sabor e textura. Batatas novas pintalgadas a rosa, morangos tão brilhantes quanto perfeitos, na sugestão de aroma e sabor. É preciso não esquecer o mosaico de cores expostas em caixas, cestos, baldes, frascos e sacos. Inevitavelmente, os cheiros, tão fundamentais para dar identidade a um look, ainda que estes não sejam os elementos mais evidentes de um desfile. E a postura corporal, como nos apresentamos para oferecer um produto. Praça e moda em tudo semelhantes, na sua distinção fundadora. Não será forçado, posto isto, que se façam interpretações semióticas numa e noutra atividade, ao nível da persuasão publicitária.
TipoOutro
DescriçãoA "Passeio - Plataforma de Arte e Cultura Urbana" é uma plataforma do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85594
Versão da editorahttps://www.passeio.pt/galeria/mercado-e-moda-estetica-que-e-poder/
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS – Ensaios / Essays

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