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dc.contributor.authorBonatte, Maurício Sampaiopor
dc.contributor.authorSantos, Ademir F.por
dc.contributor.authorNeto, Joãopor
dc.contributor.authorSousa, Hélder S.por
dc.contributor.authorBittencourt, Túliopor
dc.contributor.authorMatos, José C.por
dc.date.accessioned2023-07-26T13:59:13Z-
dc.date.available2023-07-26T13:59:13Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85737-
dc.description.abstractA funcionalidade da malha rodoviária é vital para o desenvolvimento econômico e social de um país. Portanto, uma gestão otimizada das pontes é determinante para garantir o estado operacional da rede de transportes, visto a grande importância destes elementos no modal. Os estudos prospectivos de desenvolvimento econômico para o planejamento da manutenção, reparo e reabilitação de pontes consideram a previsão do estado de condição dos ativos rodoviários como um dos fatores determinantes para a gestão. Com o intuito de contribuir para o planejamento econômico, esse trabalho tem como objetivo a obtenção de modelos de degradação mais confiáveis, baseados em Redes Neurais Artificiais (RNA). Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada uma base de dados representativa do parque de obras no Brasil, incluindo inspeções visuais de mais de treze mil pontes. Com o modelo calibrado realizaram-se simulações de deterioração para diferentes cenários. Fica evidenciado que os modelos de degradação desenvolvidos seguindo a metodologia proposta fornecem uma previsão precisa da deterioração das pontespor
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi parcialmente financiado pela FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC) no âmbito da Unidade de I&D Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural (ISISE), sob a referência UIDB /04029/2020, e parcialmente financiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, com a referência nº 955337, e contou com o apoio do programa de capacitação de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherLaboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04029%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectModelos preditivospor
dc.subjectDeterioraçãopor
dc.subjectRNApor
dc.subjectPontes rodoviáriaspor
dc.subjectBMSpor
dc.titleAplicação de redes neurais em modelos preditivos de deterioração de pontes rodoviáriaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.event.typecongresspor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
sdum.conferencePublicationJPEE 2022 - 6as Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturaspor
dc.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
Aparece nas coleções:ISISE - Comunicações a Conferências Nacionais

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