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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ademirpor
dc.contributor.authorBonatte, Maurício Sampaiopor
dc.contributor.authorNeto, Joãopor
dc.contributor.authorSousa, Hélder S.por
dc.contributor.authorBittencourt, Túliopor
dc.contributor.authorMatos, José C.por
dc.date.accessioned2023-07-26T16:35:59Z-
dc.date.available2023-07-26T16:35:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85749-
dc.description.abstractO significativo aumento das cargas de transporte na malha rodoviária brasileira tem implicado na constante atualização do carregamento especificado em norma a adotar no projeto estrutural de pontes. Para garantia da segurança desses ativos, a prática corrente no Brasil consiste em reforçar estas pontes, conforme as normas para projetos atualmente vigentes. Os parcos recursos disponíveis das gestoras das rodovias se apresenta como dificuldade para a dada prática, que acaba por implicar na elevação dos preços das tarifas de pedágio (portagem) em rodovias concessionadas. O objetivo deste trabalho é discutir a avaliação da segurança estrutural das pontes rodoviárias existentes no Brasil diante dos atuais carregamentos normativos. Para consecução do escopo, foram selecionados três estudos de casos de pontes existentes, com estrutura em vigas de concreto (betão) armado e tipologia estrutural comum das pontes construídas no Brasil até a década de oitenta. Para a discussão da avaliação da segurança estrutural dos casos selecionados, duas abordagens foram aplicadas. A primeira, baseada no método semi-probabilístico definido na normalização brasileira e a segunda, baseada no método probabilístico puro (confiabilidade). Os resultados obtidos demonstram que os coeficientes parciais de segurança definidos nas normas brasileiras estão calibrados e de acordo com as normas internacionais, e que a análise da confiabilidade permite garantir a segurança das pontes, mesmo considerando o aumento de carregamento, sem a necessidade de custos adicionais para execução de reforço estrutural.por
dc.description.sponsorshipOs autores agradecem ao Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ao grupo EcoRodovias, Rota das Bandeiras, ViaBahia, Universidade de São Paulo (USP) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) pelo apoio à pesquisa e disponibilização dos dados que permitiram a realização deste trabalho.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi parcialmente financiado pela FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC) no âmbito da Unidade de I&D Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural (ISISE), sob a referência UIDB /04029/2020, e parcialmente financiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020, com a referência nº 955337, e contou com o apoio do programa de capacitação de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04029%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnálise de confiabilidadepor
dc.subjectSegurança estruturalpor
dc.subjectPontes rodoviáriaspor
dc.subjectGestão de pontespor
dc.titleAvaliação da segurança de pontes existentes por meio da análise de confiabilidade - estudos de casospor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate09 a 11 Nov. 2022por
sdum.event.titleJPEE2022 - 6as Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturaspor
sdum.event.typejourneyspor
oaire.citationStartPage1623por
oaire.citationEndPage1638por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
sdum.conferencePublicationJPEE2022 - 6ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturaspor
dc.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
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