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TítuloTrajectórias de profissionalização das Ciências Sociais e Humanas no Terceiro sector: contextos, práticas e percepções
Autor(es)Marques, Ana Paula
Caria, Telmo
Silva, M.
Palavras-chaveOrganizações de Terceiro Sector
Trabalho e Profissionalização
Diplomados em Ciências Sociais e Humanas
Data2013
EditoraAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)
Resumo(s)É inegável que em Portugal, nas últimas décadas, tem crescido o incentivo à participação da sociedade civil, dos movimentos associativos, em particular de organizações do Terceiro Sector (TS), na criação de soluções inovadoras adaptadas às diferentes realidades sociais. Neste contexto, emergem formas de organização de trabalho mais descentralizadas, participativas e autónomas, pressupondo quase sempre o exercício do trabalho profissional em equipas multidisciplinares. Por sua vez, a difusão de credenciais universitárias em Ciências Sociais e Humanas (CSH) tem permitido reforçar estas organizações de uma estrutura ocupacional e profissional capaz de mobilizar saberes, competências e reflexividade social e institucional na realização de finalidades de interesse público. Porém, trata-se, na maioria dos casos, de um trabalho profissional assalariado com desiguais vínculos contratuais que se concretiza, em maior ou menor grau e de forma desigual conforme as organizações e as profissões em causa. A partir de resultados preliminares do projecto “SARTPRO - Saberes, Autonomias e Reflexividades: O trabalho profissional no Terceiro Sector” (PTDC/CSSOC/098459/2008)1, visa-se neste artigo prosseguir os seguintes objetivos: 1) analisar os contextos organizacionais de trabalho profissional (localização, dimensão, tipologia de serviços prestados, perfil sócio-demográfico); 2) identificar os processos de transformação dos quotidianos de trabalhos (e.g. assalariamento crescente, mobilidade hierárquica, intensificação do ritmo de trabalho); 3) sinalizar principais tendências contraditórias de não linearização dos processos de profissionalização (e.g. tecnicidade vs. responsabilidade e gestão de equipas; autonomia vs. cumprimento de objectivos e controlo burocrático-administrativo). Em termos metodológicos, privilegiar-se-á o nível micro de modo a contribuir para a compreensão de transformações inter-profissionais e da estrutura ocupacional fruto da crescente heterogeneidade de diplomas em áreas de profissionalização próximas, designadamente em Ciências Sociais e Humanas.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85751
ISBN978-989-97981-1-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CICS-UMINHO - Capítulos de Livros

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