Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85920
Título: | School engagement of children from Roma background: a qualitative study |
Outro(s) título(s): | School engagement de crianças de etnia cigana: um estudo qualitativo |
Autor(es): | Castro, Rafael Barreto de |
Orientador(es): | Rosário, Pedro Moreira, Tânia Marlene Teixeira |
Palavras-chave: | Aculturação Alunos ciganos School engagement Utilidade da escola Acculturation Roma students Utility value of school |
Data: | 13-Jul-2023 |
Resumo(s): | Estudos recentes sobre o progresso escolar de alunos de etnia cigana têm relacionado o seu insucesso
a um baixo school engagement. Com o objetivo de compreender as trajetórias de school engagement
de alunos do 5.º e 6.º ano, este estudo explora os padrões de envolvimento emocional,
comportamental e cognitivo ao longo do ano letivo, bem como os mecanismos que os sustentam.
Participaram treze crianças com idades entre dez e catorze anos. Os dados qualitativos foram
recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no início e fim do ano letivo. As
entrevistas foram analisadas tematicamente, e os resultados apresentados em duas secções: I)
Trajetórias de school engagement e II) Mecanismos de funcionamento destas trajetórias. De forma
geral, os resultados sugerem um maior envolvimento com os pares do mesmo grupo étnico e com a
escola, e um menor envolvimento com atividades relacionadas à aprendizagem. Ao longo do ano, os
dados indicam uma trajetória decrescente em relação à qualidade da relação professor-aluno
(emotional engagement), frequência escolar (behavioral engagement), e apoio à aprendizagem em casa
(cognitive engagement). Tais resultados parecem estar relacionados com a instrumentalidade limitada
da utilidade percebida da escola (literacia e numeracia) e o baixo capital cultural, estando os objetivos
de vida circunscritos às trajetórias tradicionais da cultura cigana. Recent studies on the academic progress of students from Roma ethnic backgrounds have linked their underachievement to low school engagement. To gain a deep understanding of school engagement trajectories among 5th- and 6th-grade students, the present study explores patterns of emotional, behavioral, and cognitive engagement throughout the academic year, as well as the mechanisms that sustain these patterns. Thirteen children aged between ten and fourteen years old participated in this study. Qualitative data was collected through semi-structured interviews conducted at the beginning and end of the school year. The interviews were thematically analyzed, and the results were presented in two sections: I) School engagement trajectories and II) Inner workings of school engagement trajectories. Overall, the results indicate greater involvement with peers from the same ethnic group and with the school itself, while displaying low engagement in activities related to learning. Over the school year, data indicate a decreasing trajectory for the quality of the teacher-student relationship (emotional engagement), school attendance (behavioral engagement), and support for learning at home (cognitive engagement). These findings appear to be related to the limited perceived utility of school (basic literacy and numeracy) and the lack of cultural capital. The traditional trajectories of Roma culture constrained life goals. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85920 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael Barreto de Castro.pdf | Dissertação de Mestrado | 923,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons