Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86190

TítuloVisualização espacial na educação pré-escolar
Outro(s) título(s)Spatial visualization in preschool education
Autor(es)Balinha, Ana Filipa Lemos
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Geometria
Visualização espacial
Preschool education
Geometry
Spatial visualization
Data12-Jul-2023
Resumo(s)Este estudo pretende conhecer a Visualização Espacial de crianças da Educação Pré-Escolar. Procura responder-se às questões de investigação: 1) Como variam os desempenhos das crianças na resolução de tarefas de Coordenação Visual Motora, de Perceção Figura Fundo, de Constância Percetual, de Perceção da Posição no Espaço e de Perceção das Relações Espaciais, de acordo com a idade? 2) Como varia o efeito das diferentes capacidades de Visualização espacial no desempenho das crianças? 3) Que desempenhos têm as crianças na resolução destas tarefas? Entrevistaram-se crianças dos 3 aos 5 anos (N=90), em igual número para cada grupo etário, para conhecer os seus desempenhos na resolução de tarefas de Visualização Espacial. Analisaram-se os procedimentos e os comentários de um grupo destas crianças (N=30) na realização das tarefas. Tendo sido adotada uma metodologia natureza quantitativa e qualitativa, realizou-se uma entrevista individual estruturada a cada uma das crianças. Foram propostas 54 tarefas sobre as capacidades de Coordenação Visual Motora, Perceção Figura Fundo, Constância Percetual, Perceção da Posição no Espaço e Perceção das Relações Espaciais. A entrevista foi aplicada em dois momentos distintos, com recurso a materiais manipuláveis. A investigação sugere que: os desempenhos variam de acordo com a idade, as crianças de 4 e 5 anos apresentam desempenhos semelhantes e superiores às crianças de 3 anos; as tarefas de Coordenação Visual Motora e Perceção das Relações Espaciais parecem ser as mais difíceis para as crianças mais novas; as tarefas de Perceção das Relações Espaciais parecem ser as mais difíceis para todas as idades; pontualmente encontraram-se crianças de 3 anos com desempenhos superiores a crianças de 4 e de 5 anos; os desempenhos das crianças nas tarefas de Constância Percetual são significativamente superiores aos das tarefas de Coordenação Visual Motora e de Perceção da Posição no Espaço; encontraram-se muitos comentários válidos, sendo a maioria de crianças de 5 anos; os comentários parcialmente válidos foram residuais e proferidos por crianças de 3, 4 e 5 anos; os comentários inválidos foram empregues por cerca de metade das crianças de 3 anos, em menor número pelas crianças de 4 anos e em número residual pelas crianças de 5 anos. Sendo que as crianças são capazes de resolver tarefas de Coordenação Visual Motora, Perceção Figura Fundo, Constância Percetual, Perceção da Posição no Espaço e Perceção das Relações Espaciais desde os 3 anos, sugere-se que a Visualização Espacial pode ser explorada na Educação Pré-Escolar desde cedo, para que, posteriormente, se alcancem desempenhos superiores.
This study intends to investigate the Spatial Visualization of children in Pre-School Education. It demand to answer the research questions: 1) What performances do children have in solving Spatial Visualization tasks of Visual Motor Coordination, Perception of Background Figure, Perceptual Constancy, Perception of Position in Space and Perception of Spatial Relations, according to with the age? 2) How does the effect of different Spatial Visualization skills vary on children's performance? 3) What performance do the children have in solving these tasks? Children aged 3 to 5 years old (N=90) were interviewed to find understand their performance in Spatial Visualization tasks. The procedures and comments of a group of these children (N=30) were analysed in the conduction of the tasks. The methodology utilized was predominately quantitative with some qualitative approach, and a structured individual interview was conducted with each child. Fifty-four tasks were proposed on the capacities of: Visual Motor Coordination, Background Figure Perception, Perceptual Constancy, Perception of Position in Space and Perception of Spatial Relations. The interview was conducted in two different moments, using manipulative materials. Research suggests that: performances vary according to age, 4- and 5-year-olds perform similarly and better than 3-year-olds; Visual Motor Coordination and Perception of Spatial Relations tasks seem to be the most difficult for younger children; the Perception of Spatial Relations tasks seem to be the most difficult for all ages; occasionally, 3-year-olds performed better than 4- and 5-year-olds; the children's performance in the tasks of Perceptual Constancy are significantly superior to the tasks of Visual Motor Coordination and Perception of Position in Space; many valid comments were found, most of them from 5-year-old children; partially valid comments were residual and made by children aged 3, 4 and 5 years; invalid comments were used by about half of the 3-year-olds, a smaller number by the 4- year-olds and a residual number by the 5-year-olds. Considering that children are able to solve tasks about Visual Motor Coordination, Figure Background Perception, Perceptual Constancy, Perception of Position in Space and Perception of Spatial Relations since age of 3, it is suggested that Spatial Visualization can be explored in Preschool Education. School from the age 3, which means that, in the future, better performances will be achieved.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86190
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
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Ana Filipa Lemos Balinha.pdfTese de doutoramento7,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

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