Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86456

TítuloTransições urbanas, um contributo à descarbonização
Outro(s) título(s)Urban transitions, a contribution to decarbonization
Autor(es)Silva, Ana Cláudia Andriolli Vieira da
Orientador(es)Silva, Lígia Torres
Palavras-chaveDescarbonização de cidades
Laboratórios vivos
Métodos multicritério de apoio à decisão
Cities decarbonization
Living labs
Multiple criteria decision analysis (MCDA)
Data2-Nov-2021
Resumo(s)A nível global, as cidades são responsáveis por 70% das emissões de dióxido de carbono, sendo este o principal gás de efeito de estufa (GEE) de origem antropogénica. Para se atingir as metas estabelecidas no acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5° C, é fundamental implementar estratégias e testar inovações que permitam fazer a transição das cidades para um modelo urbano com baixa emissão carbónica, sem pôr em causa o desenvolvimento económico e social das mesmas. Dentre as ações realizadas a nível municipal para redução dos GEE estão os laboratórios vivos, que utilizam áreas estrategicamente escolhidas da cidade para testar, desenvolver, validar e co-criar soluções em contexto real, em parceria com autarquia, cidadãos, empresas e centros de investigação, buscando impulsionar mudanças estruturais que vão muito além do que qualquer um desses grupos isoladamente poderia realizar. A partir do estudo de caso do Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator - BUILD, um laboratório vivo para descarbonização localizado na cidade de Braga em Portugal, e dos dados obtidos com a implementação das intervenções propostas neste projeto, o presente estudo desenvolveu uma metodologia multicritério para avaliar a descarbonização alcançada no primeiro ano de projeto e para auxiliar na seleção das intervenções que poderão ser alargadas às demais freguesias, em busca da neutralidade carbónica da cidade. Nesta metodologia, as intervenções foram consideradas indicadores e dividas em três setores (Mobilidade, Vias Públicas e Edificado), sendo que todos os setores contaram com a indicador Pessoas, a fim de avaliar o impacto da comunidade na descarbonização. Após a normalização dos dados de descarbonização, estabeleceu-se cenários de agregação utilizando-se diferentes ponderações entre setores e entre indicadores. Os resultados permitiram avaliar a descarbonização alcançada pelo BUILD, bem como apontar as intervenções que mais se destacaram.
Globally, cities are responsible for 70% of carbon dioxide emissions, this being the main greenhouse gas (GHG) of anthropogenic origin. To achieve the goals established in the Paris agreement to limit global warming to 1.5° C, it is essential to implement strategies and test innovations that allow the transition of cities to a low carbon emission urban model, without endangering their economic and social development. Among the actions carried out at the municipal level to reduce GHG are Living Labs, which use strategically chosen areas of the city to test, develop, validate, and co-create solutions in a real context, in partnership with local authorities, citizens, companies and research centers, seeking to drive structural changes that go far beyond what any of these groups alone could accomplish. Based on the case study of Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator – BUILD, a living lab located in the city of Braga in Portugal, and the data obtained with the implementation of the interventions proposed in this project, this study developed a multicriteria methodology to evaluate the decarbonization achieved in the first year and to assist in the selection of interventions that may be extended to other parishes, in search of the city's carbon neutrality. In this methodology, the interventions were considered indicators and divided into three sectors (Mobility, Public Roads and Buildings), and all sectors had the People indicator to measure the impact of the community on decarbonization. After the normalization of decarbonization data, scenarios for aggregation were established using different weights between sectors and between indicators. The results made it possible to assess the decarbonization achieved by BUILD, as well as to point out the interventions that stood out the most.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Urbana
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86456
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Ana Claudia Andriolli Vieira da Silva.pdfDissertação de Mestrado2,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

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