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https://hdl.handle.net/1822/86548
Título: | Structural cognitive training with immersive virtual reality |
Autor(es): | Pereira, Nuno Afonso Araújo |
Orientador(es): | Rodrigues, Nuno Miguel Feixa Henriques, Pedro Rangel |
Palavras-chave: | Virtual reality Functional autonomy Rehabilitation Exergame Head-mounted devices Activities of daily living Realidade virtual Autonomia funcional Reabilitação Dispositivos montados na cabeça Actividades da vida quotidiana |
Data: | 18-Jan-2023 |
Resumo(s): | In this thesis, a systematic review was conducted on the study of the use of VRSs.
VR is an immersive technology capable of simulating real life events through image,
sound and headed mounted devices or technologies such as windows kinnect. These
technologies can be used to evaluate the performance and evolution of IADLs in older
adults. An electronic data search was conducted, during January 2022. The final
analysis includes 12 studies with 285 participants in total. The use of VRSs is an
innovative and feasible technique to support and improve the functional autonomy of
older adults living in the community compared to conventional treatment. Between
20% to 25% of community-dwelling people over 75 years old have limitations in the
ability to perform ADLs. The ability to perform ADLs is extremely important as it
enables individuals to have a good quality of life by creating a sense of competence,
self-esteem, confidence, identify and realisation. In this thesis we present the concept
of structural cognitive training, in which cognitive training tasks (executive functions
and cognitive abilities) are combined with training of instrumental activities of daily
living. The methodology adequacy is assessed by the design of a digital game to train
older adults to conduct IADLs. Nesta tese, foi realizada uma revisão sistemática sobre o estudo do uso de sistemas de realidade virtual. A realidade virtual é uma tecnologia imersiva capaz de simular eventos da vida real através de imagem, som e head-mounted devices ou tecnologias como o windows kinnect. Estas tecnologias podem ser utilizadas para avaliar o desempenho e a evolução dos IADLs em adultos mais velhos. Foi realizada uma pesquisa electrónica de dados, durante o mês de Janeiro de 2022. A análise final inclui 12 estudos com 285 participantes no total. A utilização de sistemas de realidade virtual é uma técnica inovadora e viável para apoiar e melhorar a autonomia funcional dos adultos mais velhos que vivem na comunidade, em comparação com o tratamento convencional. Entre 20% a 25% dos habitantes da comunidade com mais de 75 anos de idade têm limitações na capacidade de realizar ADLs. A capacidade de realizar ADLs é extrema mente importante, pois permite que os indivíduos tenham uma boa qualidade de vida, criando um sentido de competência, auto-estima, confiança, identificação e realização. Nesta tese apresentamos o conceito de treino cognitivo estrutural, na qual as tarefas de treino cognitivo (funções executivas e capacidades cognitivas) são combinadas com o treino de actividades instrumentais da vida quotidiana. A adequação da metodologia é avaliada através da concepção de um jogo digital para treinar os adultos mais velhos a realizar actividades instrumentais da vida quotidiana. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Informatics Engineering |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86548 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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