Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86548

TítuloStructural cognitive training with immersive virtual reality
Autor(es)Pereira, Nuno Afonso Araújo
Orientador(es)Rodrigues, Nuno Miguel Feixa
Henriques, Pedro Rangel
Palavras-chaveVirtual reality
Functional autonomy
Rehabilitation
Exergame
Head-mounted devices
Activities of daily living
Realidade virtual
Autonomia funcional
Reabilitação
Dispositivos montados na cabeça
Actividades da vida quotidiana
Data18-Jan-2023
Resumo(s)In this thesis, a systematic review was conducted on the study of the use of VRSs. VR is an immersive technology capable of simulating real life events through image, sound and headed mounted devices or technologies such as windows kinnect. These technologies can be used to evaluate the performance and evolution of IADLs in older adults. An electronic data search was conducted, during January 2022. The final analysis includes 12 studies with 285 participants in total. The use of VRSs is an innovative and feasible technique to support and improve the functional autonomy of older adults living in the community compared to conventional treatment. Between 20% to 25% of community-dwelling people over 75 years old have limitations in the ability to perform ADLs. The ability to perform ADLs is extremely important as it enables individuals to have a good quality of life by creating a sense of competence, self-esteem, confidence, identify and realisation. In this thesis we present the concept of structural cognitive training, in which cognitive training tasks (executive functions and cognitive abilities) are combined with training of instrumental activities of daily living. The methodology adequacy is assessed by the design of a digital game to train older adults to conduct IADLs.
Nesta tese, foi realizada uma revisão sistemática sobre o estudo do uso de sistemas de realidade virtual. A realidade virtual é uma tecnologia imersiva capaz de simular eventos da vida real através de imagem, som e head-mounted devices ou tecnologias como o windows kinnect. Estas tecnologias podem ser utilizadas para avaliar o desempenho e a evolução dos IADLs em adultos mais velhos. Foi realizada uma pesquisa electrónica de dados, durante o mês de Janeiro de 2022. A análise final inclui 12 estudos com 285 participantes no total. A utilização de sistemas de realidade virtual é uma técnica inovadora e viável para apoiar e melhorar a autonomia funcional dos adultos mais velhos que vivem na comunidade, em comparação com o tratamento convencional. Entre 20% a 25% dos habitantes da comunidade com mais de 75 anos de idade têm limitações na capacidade de realizar ADLs. A capacidade de realizar ADLs é extrema mente importante, pois permite que os indivíduos tenham uma boa qualidade de vida, criando um sentido de competência, auto-estima, confiança, identificação e realização. Nesta tese apresentamos o conceito de treino cognitivo estrutural, na qual as tarefas de treino cognitivo (funções executivas e capacidades cognitivas) são combinadas com o treino de actividades instrumentais da vida quotidiana. A adequação da metodologia é avaliada através da concepção de um jogo digital para treinar os adultos mais velhos a realizar actividades instrumentais da vida quotidiana.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Informatics Engineering
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86548
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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