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https://hdl.handle.net/1822/86574
Título: | Adaptive questionnaires using an workflow engine |
Autor(es): | Pereira, Diogo Paulo da Costa |
Orientador(es): | Sousa, António Lopez, Helena Fernandez |
Palavras-chave: | Workflow Engine PROM BPMN Camunda Motor |
Data: | 11-Abr-2023 |
Resumo(s): | Nowadays medical monitoring is very important and something that helps us a lot. Some supporting tools
are already used for this, such as Patient Reported Outcome Measures (PROMs) and Patient Reported
Experience Measures (PREMs), which are standardized medical surveys used to evaluate the quality of
care or patient experience from the patient’s viewpoint. They can often be transformed into Computerized
Adaptive Tests, which aim to determine the best set of questions to ask each patient based on their previous
answers. With these tools, it becomes possible for most patients to finish their forms, because they no
longer have extensive forms, which increases the response rate to them. This is beneficial for both the
patients and the healthcare providers. In the case of the patients, they get a more careful follow-up that
helps them to have a better lifestyle and well-being. On the provider side, with additional information from
the patient, healthcare providers can provide better, more personalized care and have a larger data set
for future research. So, this dissertation is based on these improvements at the medical level and also in
other improvements at the business level.
For this, a solution was developed that uses BPMN as a high level language, Camunda as an engine,
a user interface and the main component of the solution. This last one connects all the elements and
makes it a workflow engine capable of processing forms coded in BPMN diagrams. Nos dias de hoje a monitorização médica é muito importante e algo que nos ajuda bastante. E para isso já são usadas algumas ferramentas de apoio, tais como as Medidas de Resultados do Reportadas pelo Paciente (PROMs) e as Medidas da Experiência Reportadas pelo Paciente (PREMs), que são questionários médicos padronizados utilizados para avaliar a qualidade dos cuidados ou a experiência do paciente do ponto de vista do mesmo. Podem muitas vezes ser transformados em Testes Adaptativos Informatizados, que visam determinar o melhor conjunto de perguntas a fazer a cada paciente com base nas suas re spostas anteriores. Com estas ferramentas, passa a ser possível que a maior parte dos pacientes acabem de responder aos seus formulários, pois deixam de ter formulários tão extensos, o que por sua vez au menta a taxa de resposta aos formulários. Isto é algo benéfico tanto para os pacientes, como para os serviços de saúde, pois no caso dos pacientes, eles passam a ter um acompanhamento mais cuidadoso, o que ajuda a um melhor estilo de vida e bem estar. Do lado do prestador, com informação adicional do paciente, os prestadores de cuidados de saúde podem fornecer melhores e mais personalizados cuidados e ter um conjunto de dados maior para investigação futura. Do lado do prestador, com informação adi cional do paciente, os prestadores de cuidados de saúde podem fornecer melhores e mais personalizados cuidados e ter um conjunto de dados maior para investigação futura. Assim sendo esta dissertação tem como base estas melhorias a nível médico e também outras melhorias a nível empresarial. Para tal, foi desenvolvida uma solução que utiliza BPMN como linguagem de alto nível, Camunda como motor, uma interface para o utilizador e foi implementado um componente da solução que liga todos os elementos e faz com que exista um workflow engine capaz de processar formulários codificados em diagramas de BPMN. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Informatics Engineering |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86574 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Diogo Paulo da Costa Pereira.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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