Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/86587
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nobre, Alexandra | por |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T14:27:37Z | - |
dc.date.available | 2023-09-26T14:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/86587 | - |
dc.description.abstract | O projeto teve início com a leitura e a exploração da história “O Urso Formigueiro” de Luísa Ducla Soares, após as quais as crianças estabeleceram um diálogo sobre as formigas e demonstraram curiosidade e interesse em saber mais sobre elas. Na ótica da tipologia de trabalho desenvolvido ao nível do Pré-Escolar, as crianças primeiramente expressaram as suas ideias e, a partir delas, perspetivou-se a emergência de um trabalho de projeto, inicialmente executado em pequenos grupos e depois partilhado no grupo alargado das crianças de 3 a 5 anos. Toda a exploração teve como meta a resposta a quatro grandes questões: “Como são as formigas?”; “O que é o formigueiro”; “Quem vive no formigueiro?”; “O que fazem as formigas?”. No decorrer deste estudo aprofundado, as crianças tiveram a oportunidade de saber mais sobre estes animais e o seu modo de vida, através da exploração orientada de enciclopédias disponíveis na sala e na biblioteca do Colégio e de livros e materiais enviados pelas famílias. Esta exporação levou à saída da sala de aula para observação das formigas na natureza, seguindo-se a observação de um formigueiro artificcial disponibilizado pelo STOL/Dep. Biologia (Universidade do Minho) numa visita planeada ao colégio, onde também foram mostrados novos materiais e criadas algumas dinâmicas de grupo. O entusiasmo gerado nas crianças espoletou a aquisição de um formigueiro para observação permanente na sala, com consequentes registos e inferência de ilações. Todo o processo foi acompanhado com o recurso à expressão plástica e artística (desenho, recorte, pintura, modelagem e música) com linguagem e expressão oral como pano de fundo e a criação de portefólios individuais que testemunham a evolução de cada criança. Durante o processo, o STOL/Dep BIologia acompanhou a objetivação da comunicação de Ciência entre as crianças e familiares. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Metodo científico | por |
dc.subject | Educação pré escolar | por |
dc.subject | Formigas | por |
dc.subject | Ciencias | por |
dc.title | Todos em carreiro até ao formigueiro | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 17 a 19 Jul 2023 | por |
sdum.event.title | VIII Encontro Internacional da Casa das Ciências | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Aveiro, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
oaire.version | AM | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
dc.subject.ods | Proteger a vida terrestre | por |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIII encontro CCiências_Formigas.pdf | 504,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Formigas.pdf | 556,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons