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TítuloMedição do turismo: uma análise sobre índice de variabilidade na procura e oferta de turismo em Portugal
Autor(es)Diniz, Gerson Neves Damião
Orientador(es)Sousa, Rita
Palavras-chaveAtividades turísticas
Determinantes do turismo
Medição do turismo
Tourism activities
Tourism determinants
Tourism measurement
Data25-Set-2023
Resumo(s)O presente trabalho, tem como objetivo propor um cálculo de índice de variabilidade na procura e oferta de turismo em Portugal. Atualmente, o sector do turismo é apontado como uma variável importante para o desenvolvimento económico e social dos países. Deste modo, o estudo reporta aos conceitos relacionados aos determinantes da oferta e da procura turística, bem com as diferentes formas de medição com evidência aos fatores económicos, sociais, culturais e ambientais. A fundamentação metodologia adotada, inclui a seleção de dados e variáveis, bem como a formulação de modelos econométricos de dados em painel para analisar a oferta e a procura turística, resultando com a construção de um Índice de variabilidade na procura e oferta de turismo, que consiste na análise da variabilidade de um conjunto de fatores-chave que determinam a procura turística sobre a variabilidade de um conjunto de fatores-chave que explicam a oferta turística, o que permite compreender a dinâmica das atividades turísticas associadas às acomodações, segurança pública (nível de criminalidade), sistema de saúde (compreendido pela disponibilidade de médicos), estrutura sociodemográfica e fenómenos económicos. Quanto aos resultados, o estudo sugere que na análise da oferta turística: os nº de alojamentos, investimentos em infraestrutura e em cultura e, criminalidade, são estatisticamente significativos e importantes para a determinação de um índice de turismo, do mesmo modo, quanto a estimação da procura, é confirmado que uma crise económica, VAB do turismo, número de dormidas e proveitos dos alojamentos, têm efeitos positivos e significativos na determinação da procura de turística. Dito isto, quanto a conclusão, verifica-se que em média, a variabilidade ou dispersão das variáveis da procura turística é 2,1 vezes superior à das variáveis da oferta turística no mercado de turismo em Portugal, com isto, os fatores chave da procura da indústria do turismo apresentam maiores flutuações quando é comparado aos fatores do lado da oferta.
The present work, aims to propose an index calculation of variability in demand and supply of tourism in Portugal. Currently, the tourism sector is pointed as an important variable for the economic and social development of countries. In this way, the study reports to the concepts related to the determinants of tourism supply and demand, as well as the different ways of measuring with evidence to the economic, social, cultural and environmental factors. The methodology adopted, includes the selection of data and variables, as well as the formulation of panel data econometric models to analyze tourism supply and demand, resulting with the construction of an Index of variability in tourism supply and demand, which consists in analyzing the variability of a set of key factors that determine tourism demand over the variability of a set of key factors that explain tourism supply, which allows understanding the dynamics of tourism activities associated with accommodations, public safety (level of crime), health system (understood by the availability of doctors), socio-demographic structure and economic phenomena. As for the results, the study suggests that in the analysis of tourism supply: the number of accommodations, investments in infrastructure and culture, and crime, are statistically significant and important for the determination of a tourism index, similarly, as for the estimation of demand, it is confirmed that an economic crisis, tourism GVA, number of overnight stays and accommodation income, have positive and significant effects in determining tourism demand. That said, as for the conclusion, it can be seen that on average, the variability or dispersion of the tourism demand variables is 2.1 times higher than that of the tourism supply variables in the tourism market in Portugal, with this, the key demand factors of the tourism industry show greater fluctuations when compared to the supply side factors.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86656
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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