Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8668

TítuloEnsino da estocástica no 6.º ano de escolaridade: opções metodológicas e dificuldades sentidas pelos professores
Outro(s) título(s)Teaching of stochastics in the 6th grade: methodological options and difficulties felt by teachers
Autor(es)Nunes, Alexandra Raquel da Silva
Orientador(es)Fernandes, José António
Data23-Abr-2008
Resumo(s)Os objectivos do presente estudo são caracterizar o ensino implementado, identificar e compreender as opções metodológicas e as dificuldades sentidas pelos professores no ensino da unidade de Estatística do 6.º ano de escolaridade. Neste sentido, procura-se dar resposta às seguintes questões: (1) Como se caracteriza o ensino da estocástica implementado em salas de aula de Matemática do 6.º ano de escolaridade?; (2) Quais as razões que explicam as opções dos professores no ensino da unidade de Estatística do 6º ano de escolaridade?; (3) Quais as dificuldades sentidas pelos professores em estocástica? O estudo insere-se num paradigma de investigação qualitativa, adoptou-se uma metodologia de estudo de caso e nele participaram três professores do 2.º ciclo do ensino básico que leccionavam a disciplina de Matemática numa mesma escola. Como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação e registo em vídeo das aulas em que os professores leccionaram a unidade de Estatística do 6.º ano de escolaridade, a uma grelha de observação de aulas e a duas entrevistas semi-estruturadas, uma efectuada antes da leccionação dessa unidade e a outra após a sua leccionação. O estudo realizado permitiu concluir que o ensino da unidade de Estatística assumiu um carácter bastante superficial, tendo os três professores proposto tarefas que promoviam essencialmente as competências instrumentais. As opções metodológicas foram influenciadas pela formação inicial dos professores em estocástica, pelo tempo disponível para ensinar a unidade, pelo manual escolar, pelas características da turma e pela insegurança a nível científico ou didáctico. Embora não o tivessem reconhecido, os professores revelaram dificuldades a nível do conhecimento científico e didáctico. Dos três casos estudados, a maior experiência profissional de Luísa permitiu-lhe enfrentar as rotinas e situações imprevistas da aula com mais à vontade, enquanto a pouca experiência profissional de Miguel e Rita lhes dificultou a resolução das situações de aula. No caso de Rita, as dificuldades que tinha em Probabilidades fez com que ela não ensinasse esse conteúdo. Os resultados obtidos no estudo evidenciam a necessidade de aprofundar a formação dos professores em Estatística e de criar condições que permitam o ensino deste tema de acordo com a importância que lhe é reconhecida actualmente.
The propose of this study is to characterize the implemented teaching, identify and understand the methodological options and the difficulties experienced by teachers in the teaching of Statistics in the 6th grade. Therefore, the propose is to answer the following questions: (1) How the teaching of stochastic implemented in the Mathematics classrooms in the 6th grade is characterized?, (2) What are the reasons for the choices of teachers in the teaching of Statistics in the 6th grade?, (3) What are the difficulties experienced by teachers in stochastic? The study is part of a paradigm of qualitative research, has adopted the methodology of case study and took part in it three teachers of the 5th and 6th grade teaching mathematics in the same school. As methods of data collection, were used the observation and recording of video in classes where statistics of the 6th grade was taught, a grid of classroom observation and two semi-structured interviews, one made before the teaching of this unit and another after its teaching. The study concluded that the teaching of the unity of Statistics was quite superficial, and the three teachers proposed tasks that promoted primarily instrumental skills. The methodological choices were influenced by the initial training of teachers in stochastic, the time available to teach the unit, the school book, by the features of the class and scientific or didactic uncertainty. Although not recognized, the teachers revealed difficulties on scientific grounds and teaching methodology. Of the three cases studied, the greatest professional experience of Luísa allowed her to face the routines and unforeseen situations of the class with more ease, while the little professional experience of Miguel and Rita hampered them the resolution of situations of tuition. In the case of Rita, the difficulties she had in Probability prevented her the teaching of this content. The results obtained in the study highlights the need for further training of teachers in Statistics as well as creating conditions that allow the teaching of this subject to match with the importance that it is recognized today.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8668
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandra Raquel da Silva Nunes.pdf636,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID