Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87284

TítuloConhecimento dos enfermeiros no atendimento ao doente crítico com sépsis
Outro(s) título(s)Nurses' knowledge in the care of critical patient with sepsis
Autor(es)Machado, Diana Filipa Barros
Orientador(es)Braga, Fátima
Palavras-chaveConhecimento
Enfermagem de cuidados críticos
Revisão integrativa da literatura
Sépsis
Critical care nursing
Integrative literature review
Knowledge
Sepsis
Data11-Out-2023
Resumo(s)No âmbito da Unidade Curricular Estágio e Relatório Final, foi realizado um estágio de natureza profissional num Serviço de Urgência de um hospital da zona norte do país. Este relatório assenta numa metodologia de análise crítico-reflexiva, centrado nos domínios das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica. Ainda no âmbito deste relatório é apresentado um estudo, envolvido por uma componente teórica baseada em evidência recente, resultante de uma revisão integrativa da literatura. Este relatório tem por objetivos: i) Descrever as atividades conducentes à aquisição das competências do enfermeiro especialista na área da pessoa em situação crítica; ii) refletir criticamente sobre as competências específicas do enfermeiro especialista na área da pessoa em situação crítica; iii) apresentar uma revisão integrativa da literatura sobre as estratégias que melhoram o conhecimento dos enfermeiros no atendimento ao doente crítico com sépsis. A metodologia da revisão integrativa da literatura seguiu as recomendações de Mendes et al., (2008), partindo da questão: “Que estratégias utilizam os enfermeiros para melhorar o conhecimento no atendimento ao doente crítico com sépsis?” A pesquisa decorreu com recurso às plataformas de acesso: PubMed e EBSCOhost. Identificaram-se 280 artigos que após as várias etapas de seleção de acordo com o diagrama PRISMA preconizado por Joanna Briggs Institute foram selecionados sete artigos. O estágio proporcionou o desenvolvimento de competências consentâneo com uma prática baseada na evidência, de acordo com as competências de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica. Do estudo desenvolvido revela-se que os enfermeiros, sem um suporte de formação contínua, tendem a não se atualizar autonomamente, não tendo um conhecimento atual sobre as novas diretrizes, protocolos e definições sobre a sépsis. A importância da formação contínua foi realçada nos vários estudos, as variadas estratégias utilizadas com enfoque em estratégias dinâmicas, interativas, nomeadamente a simulação clínica, são fundamentais para a melhoria dos conhecimentos dos enfermeiros sobre sépsis. Enfermeiros capacitados e com conhecimentos atualizados detêm elevados níveis de conhecimento sobre a sépsis tornando-os mais proficientes e que consequentemente melhoram os outcomes para os doentes.
Within the scope of the Curricular Unit Internship and Final Report, a professional internship was carried out in the Emergency Department of a hospital in the north of the country. This report is based on a critical-reflective analysis methodology and focused on the domains of common skills of the specialist nurse and on the specific skills of the specialist nurse in medical-surgical nursing, in the area of nursing care provided to critically ill patients. Also, within the scope of this report, a study is presented, involving a theoretical component based on recent evidence, resulting from an integrative literature review. The objectives of this report are: i) to describe the activities leading to the acquisition of competencies of the specialist nurse in the area of critically ill patients; ii) to critically reflect on the specific competencies of the specialist nurse in the area of critically ill patients; iii) to present an integrative literature review with the strategies that improve the knowledge of nurses in the care of critically ill patients with sepsis. The integrative literature review methodology enabled the third objective to be achieved and followed the recommendations of Mendes et al. (2008), starting with the question: "What strategies do nurses use to improve their knowledge in caring for critically ill patients with sepsis?" The search was carried out using the PubMed and EBSCOhost access platforms. A total of 280 articles were identified, and after the various selection stages according to the PRISMA flow diagram recommended by the Joanna Briggs Institute, seven articles were selected. The study revealed that nurses, without continuous training support, tend not to update themselves autonomously and do not have current knowledge of the new guidelines, protocols, and definitions regarding the acquisition of knowledge about sepsis. The introduction of ongoing training measures has a positive impact on the level of knowledge, practice, and care management. The importance of ongoing training has been emphasized in the various studies. The various strategies used, focusing on dynamic, interactive strategies such as clinical simulation are fundamental to improving nurses' knowledge of sepsis. Trained nurses with up-to-date knowledge have high levels of knowledge about sepsis, making them more proficient and consequently improving outcomes for patients.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87284
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ESE-CIE - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

Ficheiros deste registo:
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