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https://hdl.handle.net/1822/87387
Título: | Desafios e possibilidades para a formação e ação docente dos professores dos Institutos Federais |
Outro(s) título(s): | Challenges and possibilities for the training and teaching activities of teachers at the Federal Institutes |
Autor(es): | Nunes, Patrícia Gouvêa |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa Paniago, Rosenilde Nogueira |
Palavras-chave: | Trabalho docente Ensino verticalizado Formação de Professores(as) para RFEPCT Identidade docente Teaching work Verticalized teaching Teacher Training for RFEPCT Teacher identity |
Data: | 10-Out-2023 |
Resumo(s): | A presente investigação situa-se no campo das políticas de formação de professores(as), tendo
como base de sustentação teórica, principalmente, a Sociologia da Educação e como objeto de estudo o
trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), Brasil, perspectivado
pelo ensino verticalizado proposto na Lei de Implantação e Expansão dos IF - Lei nº 11.892/2008.
De paradigma qualitativo, trata-se de um estudo de caso no contexto de um Instituto Federal,
Brasil, aqui denominado como IF-I, com o objetivo de investigar a efetiva ação do trabalho docente no
ensino verticalizado imposto por lei, de modo a compreender elementos constitutivos da identidade
dos(as) professores do IF-I. Esta investigação centrou-se na seguinte questão: Como se efetiva o trabalho
docente no IF-I diante da especificidade do ensino verticalizado?
Nos pressupostos teórico-metodológicos da tese, utilizou-se do levantamento e análise de
documentos, e, principalmente, as narrativas (auto)biográficas de oito docentes do IF-I que atuam desde
o processo de implantação da RFEPCT, em 2008.
Os resultados indicaram a necessidade de compreender a efetiva ação dos(as) docentes do IF-I
diante da “performatividade” e das “políticas de atuação” imbuídas nas atividades de ensino, pesquisa
e extensão, previstas aos(as) docentes com o ensino verticalizado imposto por lei e, sobretudo, o(s)
sentido(s) dado(s) pelos(as) próprios(as) professores(as) da instituição investigada à sua ação - o trabalho
docente. Nessa perspectiva, esta investigação procurou aceder à complexidade do trabalho docente na
RFEPCT e sinalizou elementos da constituição da identidade docente nos IF-I associados à
performatividade que os(as) professores(as) do IF-I desempenham no contexto do IF-I.
As narrativas professorais sinalizam especificidades na “atuação” da política que prevê o ensino
verticalizado ao trabalho docente no IF-I, assim como a complexidade desse trabalho junto às suas
tensões e contradições, permitindo a compreensão do que se denomina, nesta tese, como sendo o
processo de verticalização do trabalho docente IF-I. The present research is located in the field of teacher training policies, having as theoretical basis, mainly, the Sociology of Education and as object of study the teaching work in the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF), Brazil, put into perspective by the verticalized teaching proposed in the Law of Implementation and Expansion of the IF - Law No. 11.892/2008. Of qualitative paradigm, this is a case study in the context of a Federal Institute, Brazil, here referred to as IF-I, with the objective of investigating the effective action of the teaching work in the verticalized teaching imposed by law in order to understand constitutive elements of the identity of IF-I teachers. This investigation was centered on the following question: How does the teaching work take place in the IF-I before the specificity of verticalized education? In the theoretical and methodological assumptions of the thesis, we used the survey and analysis of documents, and especially the (auto)biographical narratives of eight teachers of the IF-I who work since the process of implementation of the RFEPCT, in 2008. The results indicated the need to understand the effective action of the IF-I teachers before the "performativity" and the "performance policies" imbued in the activities of teaching, research, and extension, expected of the teachers with the verticalized teaching imposed by law and, above all, the meaning(s) given by the teachers themselves of the investigated institution to their action - the teaching job. From this perspective, this investigation sought to access the complexity of the teaching work in the RFEPCT and signaled elements of the constitution of the teaching identity in the IF-I associated with the performativity that the teachers of the IF-I perform in the context of the IF-I. The teacher narratives signal specificities in the "performance" of the policy that provides the verticalized teaching to the teaching work in the IF-I, as well as the complexity of this work along with its tensions and contradictions, allowing the understanding of what is called, in this thesis, as the process of verticalization of the IF-I teaching work. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Sociologia da Educação e Política Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87387 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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