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https://hdl.handle.net/1822/87683
Título: | Influences of the sources of anticipated maternal self-efficacy in pregnancy: a qualitative study |
Outro(s) título(s): | Influências das fontes de autoeficácia materna antecipada na gravidez: um estudo qualitativo |
Autor(es): | Novo, Mylena Lopes |
Orientador(es): | Rosário, Pedro Silva, Cátia |
Palavras-chave: | Teoria cognitiva social Autoeficácia materna antecipada Gravidez Social cognitive theory Anticipated maternal self-efficacy Pregnancy |
Data: | 15-Dez-2023 |
Resumo(s): | A gravidez e a transição para a maternidade podem representar um período de grande desafio.
Na perspetiva da maternidade, a autoeficácia antecipada refere-se à crença da mãe nas suas
habilidades para organizar e realizar tarefas relacionadas com a educação e os cuidados dos
filhos, antes mesmo de se tornar mãe. No entanto, a autoeficácia materna antecipada durante
a gravidez e a transição para a maternidade tem sido pouco explorada. Assim, o objetivo deste
estudo foi o de 1) identificar quais fontes de autoeficácia materna antecipada emergem durante
a gravidez, e 2) determinar quais são as fontes mais prevalentes quando comparamos ambos
os grupos (i.e., primíparas e multíparas). O estudo envolveu a participação de 12 gestantes,
sete primíparas e cinco multíparas, todas no terceiro trimestre de gravidez. Após o
preenchimento do consentimento informado livre e esclarecido, todas foram convidadas a
realizar uma entrevista semiestruturada para aprofundar o nosso conhecimento acerca das
fontes de autoeficácia materna que emergem neste período. As entrevistas foram analisadas
segundo uma análise temática de conteúdo, e os resultados apresentados em duas secções: I)
Fontes de autoeficácia e factores que emergem durante a gravidez e II) A influência da
paridade. De um modo geral, os resultados sugerem a presença de todas as fontes em ambos
os grupos, bem como a presença de dois novos factores; no entanto, foram observadas
diferenças na força das fontes, nos factores e nas sub dimensões entre os grupos. Espera-se
que os resultados contribuam para uma melhor compreensão da autoeficácia materna
antecipada durante a gravidez e a transição para a maternidade, para que seja possível
promover o seu desenvolvimento, tendo como objetivo final a promoção do bem-estar das
mães. Pregnancy and transition to motherhood can be a challenging period. From a maternal perspective, anticipated self-efficacy refers to a mother’s belief in her own abilities to organize and perform tasks related to the education and care of children, even before becoming a mother. However, to date, research has not explored the sources of maternal self-efficacy emerging during pregnancy. Thus, the aim of this study was to identify the sources of maternal anticipated self-efficacy emerging during pregnancy and determine the most prevalent sources when comparing groups of primiparas and multiparas. A qualitative approach was followed. Participants were 12 pregnant women, seven primiparas, and five multiparas, all in their third trimester of pregnancy. To this end, a qualitative approach was used, with the aim of assessing the relationship between the pregnancies. These women were invited to a semi-structured interview to learn the sources of maternal self-efficacy emerging during this period. The interviews were analyzed using thematic content analysis in two sections: I) Sources of anticipated maternal self-efficacy and factors that emerge during pregnancy and II) The influence of parity. In general, the results suggest the presence of all the sources of self-efficacy in both groups, as well as the presence of two new factors; however, differences were observed in the strength of the sources, the factors and the sub-dimensions between the groups. Findings are expected to contribute to a better understanding of anticipated maternal self-efficacy during pregnancy and the transition to motherhood, so that it is possible to promote its development, with the goal being to promote the well-being of mothers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87683 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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