Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87683

TítuloInfluences of the sources of anticipated maternal self-efficacy in pregnancy: a qualitative study
Outro(s) título(s)Influências das fontes de autoeficácia materna antecipada na gravidez: um estudo qualitativo
Autor(es)Novo, Mylena Lopes
Orientador(es)Rosário, Pedro
Silva, Cátia
Palavras-chaveTeoria cognitiva social
Autoeficácia materna antecipada
Gravidez
Social cognitive theory
Anticipated maternal self-efficacy
Pregnancy
Data15-Dez-2023
Resumo(s)A gravidez e a transição para a maternidade podem representar um período de grande desafio. Na perspetiva da maternidade, a autoeficácia antecipada refere-se à crença da mãe nas suas habilidades para organizar e realizar tarefas relacionadas com a educação e os cuidados dos filhos, antes mesmo de se tornar mãe. No entanto, a autoeficácia materna antecipada durante a gravidez e a transição para a maternidade tem sido pouco explorada. Assim, o objetivo deste estudo foi o de 1) identificar quais fontes de autoeficácia materna antecipada emergem durante a gravidez, e 2) determinar quais são as fontes mais prevalentes quando comparamos ambos os grupos (i.e., primíparas e multíparas). O estudo envolveu a participação de 12 gestantes, sete primíparas e cinco multíparas, todas no terceiro trimestre de gravidez. Após o preenchimento do consentimento informado livre e esclarecido, todas foram convidadas a realizar uma entrevista semiestruturada para aprofundar o nosso conhecimento acerca das fontes de autoeficácia materna que emergem neste período. As entrevistas foram analisadas segundo uma análise temática de conteúdo, e os resultados apresentados em duas secções: I) Fontes de autoeficácia e factores que emergem durante a gravidez e II) A influência da paridade. De um modo geral, os resultados sugerem a presença de todas as fontes em ambos os grupos, bem como a presença de dois novos factores; no entanto, foram observadas diferenças na força das fontes, nos factores e nas sub dimensões entre os grupos. Espera-se que os resultados contribuam para uma melhor compreensão da autoeficácia materna antecipada durante a gravidez e a transição para a maternidade, para que seja possível promover o seu desenvolvimento, tendo como objetivo final a promoção do bem-estar das mães.
Pregnancy and transition to motherhood can be a challenging period. From a maternal perspective, anticipated self-efficacy refers to a mother’s belief in her own abilities to organize and perform tasks related to the education and care of children, even before becoming a mother. However, to date, research has not explored the sources of maternal self-efficacy emerging during pregnancy. Thus, the aim of this study was to identify the sources of maternal anticipated self-efficacy emerging during pregnancy and determine the most prevalent sources when comparing groups of primiparas and multiparas. A qualitative approach was followed. Participants were 12 pregnant women, seven primiparas, and five multiparas, all in their third trimester of pregnancy. To this end, a qualitative approach was used, with the aim of assessing the relationship between the pregnancies. These women were invited to a semi-structured interview to learn the sources of maternal self-efficacy emerging during this period. The interviews were analyzed using thematic content analysis in two sections: I) Sources of anticipated maternal self-efficacy and factors that emerge during pregnancy and II) The influence of parity. In general, the results suggest the presence of all the sources of self-efficacy in both groups, as well as the presence of two new factors; however, differences were observed in the strength of the sources, the factors and the sub-dimensions between the groups. Findings are expected to contribute to a better understanding of anticipated maternal self-efficacy during pregnancy and the transition to motherhood, so that it is possible to promote its development, with the goal being to promote the well-being of mothers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87683
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mylena Lopes Novo.pdfDissertação de Mestrado565,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID