Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88031

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Manuelpor
dc.contributor.authorPereira, Sarapor
dc.contributor.authorNavio, Catarina Carmona Graça Diaspor
dc.contributor.authorFillol, Joanapor
dc.date.accessioned2024-01-10T15:51:56Z-
dc.date.available2024-01-10T15:51:56Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationPinto, M., Pereira, S., Navio, C., & Fillol, J. (2023). A polémica sobre a disciplina ‘Cidadania e Desenvolvimento’: o dito e o não dito nos media. Media & Jornalismo, 23(43), 9-36.por
dc.identifier.issn1645‑5681por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88031-
dc.description.abstractCidadania e Desenvolvimento é uma disciplina obrigatória nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico desde o ano letivo 2018/2019, assumindo-se como uma componente curricular transversal no 1.º ciclo e no ensino secundário. Em 2020, uma família de Famalicão, invocando o direito à objeção de consciência, opôs-se à frequência desta disciplina pelos seus dois filhos adolescentes. O caso, que foi assunto de interesse mediático, conquistou maior atenção pública com a publicação, nesse mesmo ano, de dois manifestos, assumindo posições contrárias, assinados por várias personalidades públicas. Este estudo pretende analisar, caracterizar e questionar a cobertura mediática deste caso a partir de seis jornais nacionais (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público), nas suas versões impressas e online, entre 01 e 30 de setembro de 2020, período de maior visibilidade e discussão pública. A análise das 148 peças recolhidas indica que todas as publicações fizeram cobertura do caso, abrindo espaço sobretudo a artigos de opinião. Mostra também uma maior presença de autores masculinos, face a femininos, e a ausência de vozes a partir da escola (crianças e adultos). A maioria da opinião publicada apresenta-se a favor da disciplina, ajudando o artigo a perceber as visões de escola e de educação que estão em confronto na troca de argumentos.por
dc.description.abstractCitizenship and Development has been a compulsory subject in the 2nd and 3rd cycles of Basic Education since the 2018/19 school year, while in the 1st cycle and in Secondary School it is a transversal curriculum component. In 2020, a fa-mily from Famalicão invoked their right to conscientious objection and refused to allow their two teenage children to take the subject. The issue, which had attrac-ted media interest, gained even more public attention that same year when two manifestos with opposing views were published and signed by several public per-sonalities. This study aims to analyse, characterise and question the media co-verage of this case by examining the printed and online versions of six national newspapers (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador and Público) from 1st to 30th September 2020, the period when visibility and public discussion were at their peak. The analysis of the 148 items indicates that all the newspapers covered the case, offering mostly opinion pieces. It also shows there were more male writers than female and no voices from the school (children and adults) made themselves heard. Most opinions published were in fa-vour of the subject, and this article helps to understand the views on school and on education which are at issue in the exchanges.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCidadania e desenvolvimentopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectMediatizaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação para a cidadaniapor
dc.subjectCitizenshippor
dc.subjectMediatizationpor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectcitizenship and developmentpor
dc.titleA polémica sobre a disciplina ‘Cidadania e Desenvolvimento’: o dito e o não dito nos mediapor
dc.title.alternativeThe controversy surrounding the subject “Citizenship and Development”: what the media said and left unsaidpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://impactum-journals.uc.pt/mj/issue/view/790/353por
oaire.citationStartPage9por
oaire.citationEndPage36por
oaire.citationIssue43por
oaire.citationVolume23por
dc.identifier.eissn2183-5462por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_43_1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalRevista Media & Jornalismopor
oaire.versionAMpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.odsReduzir as desigualdadespor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID