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https://hdl.handle.net/1822/88524
Título: | Impressões: notas para a contemplação do último rosto |
Autor(es): | Tavares, Daniel |
Palavras-chave: | Retrato Extinção Espécie Herberto Helder Romeo Castellucci Portrait Extinction Species |
Data: | 2023 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
Resumo(s): | Tomando como ponto de partida o termo retrato enquadrado como categoria representativa enraizada na arte e cultura ocidentais de forma muito particular, especialmente a partir do Renascimento, consideramos que a aparição da figura do artista no campo da autorrepresentação tem vindo a derivar para um progressivo
deslocamento rumo a zonas identitárias distintas, mais coletivas do que individuais. Pretende-se abrir a hipótese de leitura da categoria enquanto identidade coletiva, expandida até à espécie ou, por outras palavras, o retrato do ser humano que começa a ser desenhado a partir da antecipação do seu próprio fim. Desde os mitos fundadores que o retrato é entendido como resposta à morte e é a partir deste mote que se apresentam as variações e evoluções dos conceitos de impressão e de figura em (auto)representações que vaticinem o fim e a extinção. Uma impressão que é marca – mas também presságio – de um progressivo
distanciamento de um eu para um nós, para um nada. Taking as our starting point the term portrait framed as a representative category rooted in Western art and culture in a very particular way, especially since the Renaissance, we consider that the appearance of the figure of the artist in the field of self-representation has been drifting towards a progressive displacement regarding distinct identity zones, more collective than individual. We intend to open the hypothesis of reading the category as a collective identity, expanded to the species or, in other words, the portrait of the human being that begins to be drawn from the anticipation of his end. Since its founding myths, the portrait has been understood as a response to death. This motto presents variations and evolutions of the concepts of impression and figure in (self)representations that foresee the end and extinction. An impression that is a mark - but also an omen - of a progressive distancing from an “I” to an “us”, to nothing. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88524 |
ISBN: | 978-989-54405-9-7 |
Versão da editora: | https://institutodehistoriadaarte.com/publications/e-books/conversas-sobre-retrato/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - CIÊNCIAVITAE |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ebook_ConversasRetrato_2023-part-2.pdf | 752,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |