Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88760

TítuloO ensino artístico e especializado da música em Portugal no século XX e a evolução histórica da disciplina de formação musical
Outro(s) título(s)Artistic and specialist music education in Portugal in the 20th Century and the historical evolution of the subject Formação Musical
Autor(es)Carneiro, Hermano Filipe Gomes
Palavras-chaveEnsino artístico e especializado da música
Formação Musical
Evolução histórica
Artistic and specialist music education
The subject Formação Musical
Historical evolution
Data24-Out-2023
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaDiacrítica
CitaçãoCarneiro, H. (2023). O ensino artístico e especializado da música em Portugal no século XX e a evolução histórica da disciplina de formação musical. Diacrítica, 37(1), 177–196. https://doi.org/10.21814/diacritica.4719
Resumo(s)A atividade musical de caráter pedagógico realizada em Portugal, durante o século XX, é disposta em diferentes fases de desenvolvimento a que Vasconcelos (2010) trata por: educação da sensibilidade (1901–1919); influência europeia (1919–1930); ensino técnico (1930–1971); experiência pedagógica (1971–1983) e inserção e expansão (1983–2000). O presente artigo procura expor os principais elementos caraterizadores dessas fases de desenvolvimento, destacando as disciplinas que precederam a, ainda hoje denominada disciplina de Formação Musical, ministrada nos cursos artísticos especializados de música (Carneiro, 2022). A partir de diplomas legislativos e de diversas referências bibliográficas publicadas foi possível compreender os principais aspetos que, ao longo do século XX, marcaram o pensamento pedagógico vigente em Portugal, assim como a influência que se fez sentir nas práticas musicais de natureza pedagógica desenvolvidas nas disciplinas que precederam a já referida disciplina de Formação Musical.
The musical pedagogical activity undertaken in Portugal during the 20th century may be divided into different stages of development, which Vasconcelos (2010) refers to as: sensitivity education (1901–1919); European influence (1919–1930); technical education (1930–1971); pedagogical experience (1971–1983); and insertion and expansion (1983–2000). This article aims to describe the main elements of these stages, identifying the subjects that preceded the subject of Formação Musical (Musical Training) in artistic and specialist music courses (Carneiro, 2022). From legislation and many other bibliographical references, we gain an understanding of the main aspects that marked the pedagogical sense present in Portugal in the course of the 20th century and its influence on pedagogical activities in the subjects that preceded the subject Formação Musical.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88760
DOI10.21814/diacritica.4719
ISSN0870-8967
e-ISSN2183-9174
Versão da editorahttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4719
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4719_Carneiro_O_ensino_artistico_e_especializado_FINAL_PUB.pdf363,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID