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dc.contributor.advisorSoares, Ana Mariapor
dc.contributor.authorArroyo, Gabriele de Agostinipor
dc.date.accessioned2024-02-15T10:55:27Z-
dc.date.available2024-02-15T10:55:27Z-
dc.date.issued2024-02-02-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88776-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractA internacionalização das pequenas e médias empresas (PME) tem vindo a ganhar relevância no âmbito acadêmico. A pesquisa nesta área encontra-se menos explorada em comparação aos estudos realizados no contexto das empresas multinacionais. Em particular o conhecimento sobre o processo de tomada de decisão para a internacionalização das PMEs ainda é escasso uma vez que há poucos estudos sobre a análise da tomada de decisões gerenciais. Deste modo, a presente investigação, pretende aprofundar esta área do conhecimento, ao prover dados num contexto de aplicação às PMEs. Assim, o objetivo geral é compreender o processo de tomada de decisão para a internacionalização destas empresas. Para tal, desenvolveu-se um estudo qualitativo exploratório com a realização de cinco entrevistas a PMEs da América do Sul que estão localizadas no Brasil e na Bolívia, e que atuam em diversos ramos de atividade. Ademais, para realizar a análise dos dados, foi utilizado o software de análise de dados qualitativos Atlas.ti 23. Os resultados apontam que o processo de tomada de decisão para a internacionalização das PMEs apresenta períodos alternados entre as lógicas causal e efetual, ou seja, são identificados estilos de tomada de decisão mistos (racionais e intuitivos). Dessa forma, as fases iniciais da internacionalização denotam uma abordagem à tomada de decisão efetual, quer dizer, carecem de um planejamento sistemático com objetivos pré-definidos. Entretanto, à medida em que a tomada de decisão se desenvolve (após as fases iniciais), coexistem as lógicas causal e efetual, prevalecendo estilos de tomada de decisão mistos. Para além disso, evidencia-se que o empreendedorismo está presente na tomada de decisão, uma vez que os resultados mostram que a internacionalização das PMEs está relacionada a um comportamento de exploração de oportunidades, com a finalidade de obter vantagens competitivas. Ademais, os resultados revelam que os líderes adotam estratégias de cooperação e alianças através da rede e das relações inter-organizacionais. Logo, estas servem para obter conhecimento e oportunidades nos mercados além-fronteiras. Deste modo, a presente investigação, propõe um modelo conceptual que explica o modo de tomada de decisão das PMEs e os fatores que podem afetar o processo decisório durante a sua internacionalização. Ademais, é possível observar a evolução na tomada de decisões à medida em que as empresas expandem as suas operações no mercado internacional. Para além disso, este estudo apresenta um conjunto de insights que podem ser úteis para as organizações na análise e avalição da sua estratégia operacional.por
dc.description.abstractThe internationalization of small and medium-sized enterprises (SMEs) has been gaining significance in the academic field. However, this fact can be considered relatively recent. Research in this area is less explored in comparison to studies conducted in the context of multinational corporations. Consequently, the increasing trend towards the internationalization of SMEs led researchers to reiterate the need to deepen knowledge in this field. Although, the current state of knowledge on the decision making process in the internationalization of SMEs is still scarce. Since a small number of studies focus on analyzing managerial decision-making. Therefore, this research aims to deepen this area of knowledge by providing data in an applied context to SMEs. Thus, the general objective of this study is to comprehend the decision-making process in the internationalization of these companies. Hence, an exploratory qualitative study was developed and five interviews were conducted with SMEs in South America located in Brazil and Bolivia, operating in various industries. Furthermore, data analysis was held using Atlas.ti 23, a qualitative data analysis software. The results indicate that the decision-making process in the internationalization of SMEs alternates between the causal and effectual logics, i.e., mixed decision-making styles (rational and intuitive) are identified. Thus, the initial phases of internationalization denote an effectual decision-making approach, lacking systematic planning with predefined objectives. However, as decision-making develops (after the initial phases), both causal and effectual logics coexist, with mixed decision-making styles prevailing. Moreover, it is evident that entrepreneurship plays a role in decision-making, as the results show that the internationalization of SMEs is linked to an opportunity exploration behaviour with the aim of gaining competitive advantages. Additionally, the results reveal that leaders adopt cooperation and alliance strategies through networks and inter-organizational relationships to obtain knowledge and opportunities in foreign markets. This research proposes a conceptual model explaining the decision-making process of SMEs and the factors that can influence the decision-making process during their internationalization. Furthermore, it is possible to observe an evolution in decision-making as companies expand their operations in the international market. In addition, this study presents a set of insights that can be valuable for organizations in analyzing and evaluating their operational strategy.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectPMEpor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectModos de tomada de decisãopor
dc.subjectAmérica do Sulpor
dc.subjectSMEpor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectDecision-makingpor
dc.subjectDecision modespor
dc.subjectSouth Americapor
dc.titleInternacionalização das PMEs: um estudo sobre o processo de tomada de decisãopor
dc.title.alternativeInternationalization of SMEs: a study of the decision-making processpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203518128por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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