Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88796

TítuloA escrita do Porto: antecedentes
Autor(es)Fernandes, Eduardo
Palavras-chaveEscola do Porto
Arquitetura Portuguesa
DataMar-2021
EditoraEdições Afrontamento
CitaçãoEduardo Fernandes. A Escrita do Porto: Antecedentes (volume 1 da coleção: A Escolha do Porto: contributos para a atualização de uma ideia de Escola). Porto: Afrontamento / Fundação Marques da Silva / Lab2PT, 2021. ISBN: 978-989-8963-43-7 (Lab2PT) + 978-972-36-1848-8 (Afrontamento)
Resumo(s)A tese de doutoramento A Escolha do Porto, contributos para a actualização de uma ideia de Escola, de Eduardo Fernandes, realizada com a orientação de Sergio Fernandez, Jorge Correia e João Vieira Caldas, foi defendida publicamente em 2011, na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho; tinha como objetivo principal responder à pergunta: de que é que se fala, quando se fala da “Escola do Porto”? É a resposta a esta pergunta que se pretende agora atualizar, à luz de uma nova reflexão, apoiada na evolução que estas temáticas conheceram no trabalho de investigação subsequente, acrescentando mais alguns contributos para a definição desta ideia de Escola. Assim, este é o primeiro de dez volumes que formam uma coleção estruturada segundo o modelo aplicado na tese: assente em três capítulos (Escrita, Escala e Escolha), com o tema a estabelecer-se a partir de um jogo de palavras realizado com a palavra Escola. Os primeiros três volumes terão como tema a Escrita do Porto (Antecedentes; O nascimento de uma ideia de Escola; Os anos do Inquérito), os números quatro, cinco e seis terão como tema a Escala do Porto (Do Inquérito à Revolução; O processo SAAL; O legado do SAAL) e os livros sete a nove terão como tema a Escolha do Porto (Ser ou não ser moderno; Ser ou não ser Escola; Ser ou não ser do Porto); por último, o décimo livro abordará uma temática que a tese não abrangeu: a “Escola do Porto” no século XXI. O presente volume, o primeiro desta coleção, aborda os Antecedentes da Escrita do Porto, isto é, o contexto da arquitetura portuguesa na primeira metade do século XX. A palavra ‘escrita’ é usada aqui com o sentido de ‘registo de uma ideia emergente’, que se reconhece em texto, mas também em desenho e em obra.
TipoLivro
DescriçãoColeção: A escolha do Porto: contributos para a atualização de uma ideia de Escola
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88796
ISBN978-972-36-1848-8
978-989-8963-43-7
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:EAAD - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MioloAEscritaDoPortoFinal.pdf
Acesso restrito!
6,8 MBAdobe PDFVer/Abrir
CAPA_EscritaDoPorto_vol1_v5.pdf
Acesso restrito!
6,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID