Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89027

TítuloDefinição e implementação de um programa de melhoria de processos num atelier de reparação de marroquinaria de luxo em Portugal
Outro(s) título(s)Definition and implementation of a process improvement program in a luxury leather goods repair atelier in Portugal
Autor(es)Portugal, Eduarda Filipa da Gama
Orientador(es)Sampaio, Paulo
Palavras-chaveKPI
Marroquinaria de luxo
Melhoria de processos
Produção lean
Qualidade
Lean production
Luxury leather goods
Process improvement
Quality
Data23-Nov-2023
Resumo(s)A presente dissertação, realizada no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, foi conduzida na ATEPELI, uma empresa que produz componentes de marroquinaria de luxo. Este projeto visou definir e implementar um programa de melhoria de processos num atelier de reparação de marroquinaria de luxo em Portugal, utilizando a metodologia Investigação-Ação. Devido à globalização, mudanças nos padrões de consumo e preocupações ambientais, as empresas foram compelidas a ajustar assuas estratégias de gestão, priorizando a melhoria contínua dos processos. Tendo isto em consideração, analisou-se a situação do atelier, identificando lacunas na monitorização de desempenho, gestão de stock, distribuição de trabalho, utilização de máquinas, registo fotográfico, cumprimento dos tempos pré-atribuídos, desconhecimento da performance do atelier, controlo de acessos, métodos de armazenamento e organização dos postos de trabalho. Findada esta análise, desenvolveram-se propostas de melhoria como a criação de dashboards em Power BI, sistemas de gestão visual, registos em SharePoint, rotinas de revisão de performance, cartões de acesso ao cofre, novo método de armazenamento e aplicação da filosofia 5S. Embora algumas propostas não tenham sido implementadas devido a restrições temporais, foi possível antecipar os seus impactos. Os resultados evidenciaram melhorias na tomada de decisões, otimização da gestão de stock, distribuição eficiente de trabalho e redução dos tempos de espera para utilização das máquinas. O tempo médio de permanência dos produtos no atelier obteve uma redução de 47,37%, enquanto o tempo dedicado ao registo fotográfico diminuiu 44,44%. Além disso, observou-se uma maior consciencialização dos artesãos em relação à segurança, organização, qualidade e produtividade. Antecipam-se melhorias no controlo, rastreabilidade e segurança no acesso ao cofre e um aumento na capacidade de armazenamento, passando de 120 produtos para um intervalo entre 180 e 270 produtos. O risco de lesões será reduzido e a procura e atribuição de produtos serão agilizadas, cumprindo o método FIFO. Ademais, prevê-se uma considerável melhoria na organização dos postos de trabalho. Esta pesquisa contribui para a compreensão prática da implementação de melhoria de processos, oferecendo insights valiosos para ateliers de reparação de marroquinaria de luxo e setores relacionados.
This dissertation, carried out as part of the curricular internship for the Master's Degree in Industrial Engineering and Management, was conducted at ATEPELI, a company that produces luxury leather goods components. This project aimed to define and implement a process improvement program in a luxury leather goods repair atelier in Portugal, using the Action Research methodology. Due to globalization, changes in consumption patterns and environmental concerns, companies have been compelled to adjust their management strategies, prioritizing continuous process improvement. Taking that into account, the atelier's situation was analyzed, identifying gaps in performance monitoring, stock management, work distribution, machine use, photographic record, compliance with pre-assigned times, unawareness of the atelier's performance, access control, storage methods, and workstation organization. Once this analysis had been completed, proposals for improvement were developed, such as the creation of Power BI dashboards, visual management systems, SharePoint records, regular performance reviews, vault access cards, a new storage method and application of the 5S philosophy. Although some proposals were not implemented due to time constraints, it was possible to anticipate their impact. The results showed improvements in decision-making, optimization of stock management, efficient distribution of work and a reduction in waiting times to use the machines. The average time products spent in the atelier decreased by 47,37%, while the time dedicated to photographic record fell by 44,44%. In addition, there was a greater awareness among artisans of safety, organization, quality, and productivity. Improvements are anticipated in control, traceability, and security in access to the vault and an increase in storage capacity, from 120 products to a range of between 180 and 270 products. The risk of injury will be reduced and the search for and allocation of products will be streamlined, complying with the FIFO principle. Additionally, there will be a considerable improvement in the organization of workstations. This research contributes to the practical understanding of implementing process improvement, offering valuable insights for luxury leather goods repair ateliers and related sectors.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89027
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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