Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89077

TítuloSatisfação no trabalho: o caso de uma ótica
Outro(s) título(s)Work satisfaction: the case of an optician shop
Autor(es)Duarte, Sara Filipa Ferreira
Orientador(es)Barbosa, Iris
Palavras-chaveDesempenho
Insatisfação no trabalho
Medidas de gestão
Ótica
Satisfação no trabalho
Management initiatives
Optician shop
Performance
Work dissatisfaction
Work satisfaction
Data14-Fev-2024
Resumo(s)O presente estudo tem como objetivo conhecer a perceção dos trabalhadores de uma ótica, pertencente a um dos maiores grupos de óticas do sobre satisfação no trabalho e medidas de gestão que podem contribuir para aumentar esta variável do comportamento organizacional. O tema deste projeto foi proposto pela própria investigadora, que também trabalha nesta ótica, devido as preocupações por parte da investigadora sobre o nível de satisfação dos trabalhadores desta ótica. Neste estudo, foi adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados. Os participantes são 14 dos 16 indivíduos que integram esta ótica, incluindo comerciais, optometristas e técnicos de ótica, que evidenciaram interesse em participar no estudo. Os resultados revelam que, de um modo geral, os trabalhadores se encontram satisfeitos com a gestão desta ótica, porém verificam-se áreas que beneficiariam de melhoria, como ao nível do reconhecimento do mérito e da delegação de tarefas.
This study aims to understand the perception of the workers of an optician shop, which belongs to one of the largest optician groups in Portugal, about job satisfaction and management initiatives that can increase this variable of organizational behaviour. The researcher proposed the theme of this project due to the concerns about the level of satisfaction of the workers of this optician. This study adopted a qualitative methodology by applying semi-structured interviews as a data collection technique. The participants are 14 out of the 16 workers of this optician shop, including salespeople, optometrists, and optical technicians, who showed interest in participating in the research. The results reveal that, generally speaking, workers are satisfied with the management of this optician shop. However, participants believe that some improvements could be made concerning performance recognition and task delegation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89077
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Filipa Ferreira Duarte.pdfProjeto de mestrado757,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID