Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89238
Título: | O jornalismo interativo como estratégia para fidelizar um público jovem: o caso do Expresso |
Outro(s) título(s): | Interactive journalism as a strategy to retain a young audience: the Expresso's case |
Autor(es): | Barros, Cátia Sofia Gonçalves |
Orientador(es): | Marinho, Sandra |
Palavras-chave: | Jornalismo de dados Jornalismo interativo Newsgames Público Jovens Expresso Data journalism Interactive journalism Audience Young people |
Data: | 3-Fev-2024 |
Resumo(s): | A evolução tecnológica tem contribuído para uma mudança no jornalismo. Desse modo, é
notório que a dinâmica de trabalho nos jornais se alterou: não só porque os jornais começaram
a migrar para a Internet, mas também, por terem começado a marcar a sua presença online,
através de trabalhos que resultam de uma hibridização de linguagens, surgindo o jornalismo
interativo. O jornalismo interativo potencia a criação de narrativas não-lineares, como é o caso
dos newsgames. Estas mudanças contribuem para uma alteração no consumo de notícias.
Considerando esta mudança de paradigma, o presente relatório, centrado na minha experiência
de estágio no Expresso — realizado remotamente entre 5 de setembro e 2 de dezembro de 2022
—, pretende entender até que ponto a publicação de conteúdos interativos contribuí para a
fidelização de um público mais jovem. Assim sendo, guiei este trabalho pela seguinte pergunta
de partida: “até que ponto a publicação de conteúdos interativos é uma estratégia do Expresso
para fidelizar um público mais jovem?”. Além disso, foram definidos os seguintes objetivos:
perceber os hábitos de consumo de notícias do Expresso por parte dos jovens e identificar as
estratégias do Expresso para fidelizar um público mais jovem. Para tal, foram analisados
documentos (o website do Expresso e um estudo de diagnóstico realizado pelo The Financial
Times) e foram feitas três entrevistas: uma a Pedro Miguel Coelho (coordenador de redes
sociais), a David Dinis (diretor-adjunto) e a Joana Beleza (subdiretora de áudio e multimédia da
IMPRESA). Os resultados dos dados obtidos mostram que que a publicação de conteúdos
interativos faz parte das estratégias deste jornal, mas não é a principal, uma vez que este órgão
tem optado por investir em podcasts e nas redes sociais. Technological evolution has contributed to a change in journalism. In this way, it is clear that the dynamics of newspaper work have changed: not only because newspapers have begun to migrate to the Internet, but also because they have begun to make their presence felt online, through work that is the result of a hybridization of languages, and interactive journalism has emerged. Interactive journalism encourages the creation of non-linear narratives, as is the case with newsgames. These changes contribute to a shift in news consumption. Considering this paradigm shift, this report, which focuses on my internship experience at Expresso - carried out remotely between September 5 and December 2, 2022 - aims to understand to what extent the publication of interactive content contributes to the loyalty of a younger audience. I therefore guided this work by the following starting question: "To what extent is the publication of interactive content a strategy by Expresso to retain a younger audience?". In addition, the following objectives were defined: to understand the news consumption habits of young people at Expresso and to identify Expresso's strategies for retaining a younger audience. To this end, documents were analyzed (the Expresso website and a diagnostic study carried out by The Financial Times) and three interviews were conducted: one with Pedro Miguel Coelho (social media coordinator), one with David Dinis (assistant director) and one with Joana Beleza (sub-director of audio and multimedia at IMPRESA). The results show that publishing interactive content is one of the newspaper's strategies, but not the main one, as it has opted to invest in podcasts and social media. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89238 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Catia Sofia Goncalves Barros.pdf | Relatório de mestrado | 28,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons