Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89444

TítuloO desenvolvimento socioemocional e a resposta às curiosidades das crianças: intervenção em contexto de creche e jardim de infância
Outro(s) título(s)The socioemocional development and the response to children’s curiosities: intervention in a daycare and preschool context
Autor(es)Fernandes, Débora Pereira
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveCiências
Emoções
Investigação-ação
Metodologia de trabalho de projeto
Resolução de conflitos
Conflict resolution
Emotions
Investigation-action
Project management methodology
Science
Data19-Jul-2022
Resumo(s)O presente relatório surge na sequência do estágio curricular do mestrado em educação pré-escolar, tendo como finalidade descrever e avaliar os projetos de intervenção pedagógica, tanto em contexto de Creche como em Jardim de Infância. No que concerne ao projeto desenvolvido em contexto de creche, tinha como objetivo promover o reconhecimento e aceitação das características individuais dos pares, favorecendo o desenvolvimento de comportamento como empatia e o reconhecimento de emoções no outro. Por sua vez, o projeto desenvolvido em contexto de Jardim de Infância partiu da curiosidade que o grupo de crianças tinha em relação ao mundo que as rodeia, recorrendo para tal, ao uso da metodologia de trabalho de projeto, criando momentos de aprendizagem significativos, promovendo a construção de uma atitude de pesquisa de respostas para as questões das crianças. Como metodologia de investigação optou-se pela utilização da investigação-ação, o que permitiu planificar com flexibilidade, agir, avaliar e dialogar ao longo da implementação dos projetos. O projeto de intervenção pedagógica, no contexto de Creche, resultou no desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças, aumentando a sua autonomia na resolução dos conflitos. Já no contexto de Jardim de Infância, este colocou a criança no centro do processo de descoberta de assuntos que lhes suscitassem interesse.
This report is the follow-up to the internship curriculum of the masters in pre-school education, describes and evaluates the intervention projects in preschool as well as daycare. The primary objective in the preschool setting was promoting the recognition and acceptance of the individual characteristics of pairs, favoring the development of behaviors such as empathy, and the recognition of emotions in each other. The project developed in the daycare setting was derived from the curiosity the children had in relation to the world that surrounds them. The methodology developed for the project created significant learning moments, which promoted the construction of an attitude of search to answers children's questions. Investigation-action was the methodology opted for in this project, which allowed for flexibility in planning, reaction, evaluation, and discussion throughout the project’s implementation. The intervention project in daycare, resulted in the development of children’s socioemocional skills, increasing their autonomy in conflict resolution. In preschool, it placed the child at the center of the process of the process of discovering subjects that aroused their interest.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89444
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Debora Pereira Fernandes.pdfRelatório de estágio2,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID