Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89444
Título: | O desenvolvimento socioemocional e a resposta às curiosidades das crianças: intervenção em contexto de creche e jardim de infância |
Outro(s) título(s): | The socioemocional development and the response to children’s curiosities: intervention in a daycare and preschool context |
Autor(es): | Fernandes, Débora Pereira |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Ciências Emoções Investigação-ação Metodologia de trabalho de projeto Resolução de conflitos Conflict resolution Emotions Investigation-action Project management methodology Science |
Data: | 19-Jul-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório surge na sequência do estágio curricular do mestrado em educação
pré-escolar, tendo como finalidade descrever e avaliar os projetos de intervenção pedagógica, tanto
em contexto de Creche como em Jardim de Infância.
No que concerne ao projeto desenvolvido em contexto de creche, tinha como objetivo
promover o reconhecimento e aceitação das características individuais dos pares, favorecendo o
desenvolvimento de comportamento como empatia e o reconhecimento de emoções no outro.
Por sua vez, o projeto desenvolvido em contexto de Jardim de Infância partiu da
curiosidade que o grupo de crianças tinha em relação ao mundo que as rodeia, recorrendo para
tal, ao uso da metodologia de trabalho de projeto, criando momentos de aprendizagem
significativos, promovendo a construção de uma atitude de pesquisa de respostas para as
questões das crianças.
Como metodologia de investigação optou-se pela utilização da investigação-ação, o que
permitiu planificar com flexibilidade, agir, avaliar e dialogar ao longo da implementação dos
projetos.
O projeto de intervenção pedagógica, no contexto de Creche, resultou no desenvolvimento
de competências socioemocionais das crianças, aumentando a sua autonomia na resolução dos
conflitos. Já no contexto de Jardim de Infância, este colocou a criança no centro do processo de
descoberta de assuntos que lhes suscitassem interesse. This report is the follow-up to the internship curriculum of the masters in pre-school education, describes and evaluates the intervention projects in preschool as well as daycare. The primary objective in the preschool setting was promoting the recognition and acceptance of the individual characteristics of pairs, favoring the development of behaviors such as empathy, and the recognition of emotions in each other. The project developed in the daycare setting was derived from the curiosity the children had in relation to the world that surrounds them. The methodology developed for the project created significant learning moments, which promoted the construction of an attitude of search to answers children's questions. Investigation-action was the methodology opted for in this project, which allowed for flexibility in planning, reaction, evaluation, and discussion throughout the project’s implementation. The intervention project in daycare, resulted in the development of children’s socioemocional skills, increasing their autonomy in conflict resolution. In preschool, it placed the child at the center of the process of the process of discovering subjects that aroused their interest. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89444 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Debora Pereira Fernandes.pdf | Relatório de estágio | 2,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons