Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89479
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dourado, Luís | por |
dc.contributor.author | Castro, Catarina Juliana Ferreira de | por |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T09:45:39Z | - |
dc.date.available | 2024-03-13T09:45:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/89479 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ª Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
dc.description.abstract | O plano curricular da disciplina de Biologia e Geologia no ensino secundário requer o contacto dos alunos com as suas componentes teórica e prática. A pandemia de COVID-19 obrigou a Direção-Geral da Saúde a decretar a suspensão das aulas práticas laboratoriais realizadas em contexto normal, no ano letivo 2020/2021, para minimizar a transmissão do vírus SARS-CoV-2 em ambiente escolar. As atuais perspetivas construtivistas para o ensino das ciências, preconizam a participação ativa e o envolvimento dos alunos em todo o processo. A presente investigação pretendeu avaliar o contributo das atividades laboratoriais (AL) sob demonstração, com recurso à estratégia Prevê-Observa-Explica (POE), na promoção da motivação e aprendizagens dos alunos. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi desenvolvido numa escola secundária de Braga e implementado numa turma do 10º ano de escolaridade constituída por vinte e sete alunos. O tema escolhido foi a «Distribuição de matéria nos seres vivos», no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Os resultados obtidos mostraram que os alunos possuem bastantes conceções alternativas (CA) sobre o tema indicado. A metodologia de ensino utilizada resultou numa maior motivação dos alunos nas aulas de Biologia lecionadas durante a pandemia, e ultrapassou eficazmente os constrangimentos e as restrições impostas na sala de aula. Estes resultados sugerem que a implementação de AL do tipo POE sob demonstração no ensino da Biologia, pode representar uma mudança/evolução concetual válida para os alunos. | por |
dc.description.abstract | Biology and Geology discipline's curricular plan in high school requires contact from students with its theoretical and practical parts. The COVID-19 pandemic forced Direção-Geral da Saúde to decree the suspension of laboratory practice lessons in their usual form during the 2020/2021 academic year to minimize transmission of the SARS-CoV-2 virus in the school setting. Current constructivist standpoints advocate active student participation and involvement throughout the process of teaching science. This study aims to evaluate the contribution of demonstrative laboratory activities (LA) using the Predict Observe-Explain (POE) strategy to promote student motivation and learning. The Pedagogical Intervention Project took place in a high school in Braga with a 10th-grade consisting of twenty-seven students. The chosen topic was "The distribution of matter in living things" in the Biology and Geology discipline from the Scientific-Humanistic Course of Science and Technology. The results showed that students have many alternative conceptions of the above topic. The teaching method used in Biology lessons resulted in higher student motivation and effectively bypassed classroom constraints during the COVID-19 pandemic. These results suggest that the demonstration of the POE-type LA in Biology education may represent a valid conceptual change/evolution for students. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Atividades laboratoriais Prevê-Observa-Explica | por |
dc.subject | Demonstrações | por |
dc.subject | Educação em ciências | por |
dc.subject | Ensino das ciências | por |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 | por |
dc.subject | Predict-Observe-Explain strategy | por |
dc.subject | Demonstrative laboratory activities | por |
dc.subject | Science education | por |
dc.subject | Science teaching | por |
dc.subject | COVID-19 pandemic | por |
dc.title | O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano | por |
dc.title.alternative | Teaching Biology using the Predict-Observe-Explain strategy in laboratory activities: a focusing intervention on the unit «The distribution of matter in living things» in the 10th-grade | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203545869 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Catarina Juliana Ferreira de Castro.pdf | Relatório de estágio | 1,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons