Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89479

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDourado, Luíspor
dc.contributor.authorCastro, Catarina Juliana Ferreira depor
dc.date.accessioned2024-03-13T09:45:39Z-
dc.date.available2024-03-13T09:45:39Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.date.submitted2022-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/89479-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ª Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO plano curricular da disciplina de Biologia e Geologia no ensino secundário requer o contacto dos alunos com as suas componentes teórica e prática. A pandemia de COVID-19 obrigou a Direção-Geral da Saúde a decretar a suspensão das aulas práticas laboratoriais realizadas em contexto normal, no ano letivo 2020/2021, para minimizar a transmissão do vírus SARS-CoV-2 em ambiente escolar. As atuais perspetivas construtivistas para o ensino das ciências, preconizam a participação ativa e o envolvimento dos alunos em todo o processo. A presente investigação pretendeu avaliar o contributo das atividades laboratoriais (AL) sob demonstração, com recurso à estratégia Prevê-Observa-Explica (POE), na promoção da motivação e aprendizagens dos alunos. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi desenvolvido numa escola secundária de Braga e implementado numa turma do 10º ano de escolaridade constituída por vinte e sete alunos. O tema escolhido foi a «Distribuição de matéria nos seres vivos», no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Os resultados obtidos mostraram que os alunos possuem bastantes conceções alternativas (CA) sobre o tema indicado. A metodologia de ensino utilizada resultou numa maior motivação dos alunos nas aulas de Biologia lecionadas durante a pandemia, e ultrapassou eficazmente os constrangimentos e as restrições impostas na sala de aula. Estes resultados sugerem que a implementação de AL do tipo POE sob demonstração no ensino da Biologia, pode representar uma mudança/evolução concetual válida para os alunos.por
dc.description.abstractBiology and Geology discipline's curricular plan in high school requires contact from students with its theoretical and practical parts. The COVID-19 pandemic forced Direção-Geral da Saúde to decree the suspension of laboratory practice lessons in their usual form during the 2020/2021 academic year to minimize transmission of the SARS-CoV-2 virus in the school setting. Current constructivist standpoints advocate active student participation and involvement throughout the process of teaching science. This study aims to evaluate the contribution of demonstrative laboratory activities (LA) using the Predict Observe-Explain (POE) strategy to promote student motivation and learning. The Pedagogical Intervention Project took place in a high school in Braga with a 10th-grade consisting of twenty-seven students. The chosen topic was "The distribution of matter in living things" in the Biology and Geology discipline from the Scientific-Humanistic Course of Science and Technology. The results showed that students have many alternative conceptions of the above topic. The teaching method used in Biology lessons resulted in higher student motivation and effectively bypassed classroom constraints during the COVID-19 pandemic. These results suggest that the demonstration of the POE-type LA in Biology education may represent a valid conceptual change/evolution for students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAtividades laboratoriais Prevê-Observa-Explicapor
dc.subjectDemonstraçõespor
dc.subjectEducação em ciênciaspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectPandemia de COVID-19por
dc.subjectPredict-Observe-Explain strategypor
dc.subjectDemonstrative laboratory activitiespor
dc.subjectScience educationpor
dc.subjectScience teachingpor
dc.subjectCOVID-19 pandemicpor
dc.titleO ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º anopor
dc.title.alternativeTeaching Biology using the Predict-Observe-Explain strategy in laboratory activities: a focusing intervention on the unit «The distribution of matter in living things» in the 10th-gradepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203545869por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Juliana Ferreira de Castro.pdfRelatório de estágio1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID