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https://hdl.handle.net/1822/89703
Título: | Significados da música: tocar e escrever nas disciplinas de Flauta transversal e Classe de Conjunto |
Outro(s) título(s): | Musical meanings: play and write in the subjects of Transverse Flute and Instrumental Ensemble |
Autor(es): | Ferreira, Paulo Carvalho |
Orientador(es): | Magalhães, José Gil Pacheco Soares |
Palavras-chave: | Ensino Escrita Expressividade Metáfora Significação Expressivity Metaphor Signification Teaching Writing |
Data: | 27-Jul-2022 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio aborda o estágio profissional realizado na Academia de Música de
Vila Verde durante o ano lectivo 2021/2022, nos grupos de recrutamento M09 (Flauta Transversal)
e M32 (Classes de Conjunto). Este inseriu-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da
Universidade do Minho, pelo que o presente relatório resulta dos dados obtidos do projecto de
intervenção pedagógica levado a cabo em ambos os grupos de recrutamento.
Constatando-se, numa fase de observação, que os alunos nem sempre exploravam uma
execução expressiva, procurou-se, então, perceber como os significados da música para cada
aluno intervinham na sua forma de se expressarem musicalmente. Tendo em vista a escrita como
uma actividade fundamental para a estruturação do pensamento, foi usada como um recurso
educativo, constatando-se que os alunos a usavam para descrever a música, mas sobretudo para
criarem narrativas inspiradas na música, fazendo associações entre momentos dos textos e das
obras musicais. Percebeu-se também que a metáfora é um recurso discursivo fundamental para
o professor, mas também para os alunos, mostrando-se não só essencial para comunicar aspectos
do domínio expressivo, mas também do domínio técnico ou sonoro.
Os resultados, foram bastante positivos e consistentes, verificando-se em todos os alunos o
desenvolvimento de uma execução mais expressiva, evidenciando-se a urgência de ser dedicado
mais tempo a este domínio durante as aulas, mas também a validade de uma visão referencialista
para o ensino de música que também é capaz de desenvolver as capacidades musicais dos alunos. This report covers the professional internship held at Academia de Música de Vila Verde in the academic year of 2021/2022, in the recruitment groups M09 (Transverse Flute) and M32 (Instrumental Ensemble). This internship was part of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho, so this report is the result of data obtained from the pedagogical intervention project applied in both recruitment groups. Noting, in an observation phase, that the students did not always explore an expressive performance, it was then tried to understand how the meanings of music for each student intervened in their way of expressing themselves musically. Considering writing as a fundamental activity for the structuring of thought, it was used as an educational resource, noting that students used it to describe music, but above all to create narratives inspired by music, making associations between moments in the texts and musical works. It was also understood that the metaphor is a fundamental discursive resource for the teacher, but also for the students, proving to be not only essential to communicate aspects of the expressive domain, but also of the technical or sound domain. The results were quite positive and consistent, with all students developing a more expressive performance, evidencing the urgency of dedicating more time to this domain during classes, but also the validity of a referentialist vision for the teaching of music that is also able to develop the musical abilities of the students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89703 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Paulo Carvalho Ferreira.pdf | Relatório de estágio | 2,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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