Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89703

TítuloSignificados da música: tocar e escrever nas disciplinas de Flauta transversal e Classe de Conjunto
Outro(s) título(s)Musical meanings: play and write in the subjects of Transverse Flute and Instrumental Ensemble
Autor(es)Ferreira, Paulo Carvalho
Orientador(es)Magalhães, José Gil Pacheco Soares
Palavras-chaveEnsino
Escrita
Expressividade
Metáfora
Significação
Expressivity
Metaphor
Signification
Teaching
Writing
Data27-Jul-2022
Resumo(s)Este relatório de estágio aborda o estágio profissional realizado na Academia de Música de Vila Verde durante o ano lectivo 2021/2022, nos grupos de recrutamento M09 (Flauta Transversal) e M32 (Classes de Conjunto). Este inseriu-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, pelo que o presente relatório resulta dos dados obtidos do projecto de intervenção pedagógica levado a cabo em ambos os grupos de recrutamento. Constatando-se, numa fase de observação, que os alunos nem sempre exploravam uma execução expressiva, procurou-se, então, perceber como os significados da música para cada aluno intervinham na sua forma de se expressarem musicalmente. Tendo em vista a escrita como uma actividade fundamental para a estruturação do pensamento, foi usada como um recurso educativo, constatando-se que os alunos a usavam para descrever a música, mas sobretudo para criarem narrativas inspiradas na música, fazendo associações entre momentos dos textos e das obras musicais. Percebeu-se também que a metáfora é um recurso discursivo fundamental para o professor, mas também para os alunos, mostrando-se não só essencial para comunicar aspectos do domínio expressivo, mas também do domínio técnico ou sonoro. Os resultados, foram bastante positivos e consistentes, verificando-se em todos os alunos o desenvolvimento de uma execução mais expressiva, evidenciando-se a urgência de ser dedicado mais tempo a este domínio durante as aulas, mas também a validade de uma visão referencialista para o ensino de música que também é capaz de desenvolver as capacidades musicais dos alunos.
This report covers the professional internship held at Academia de Música de Vila Verde in the academic year of 2021/2022, in the recruitment groups M09 (Transverse Flute) and M32 (Instrumental Ensemble). This internship was part of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho, so this report is the result of data obtained from the pedagogical intervention project applied in both recruitment groups. Noting, in an observation phase, that the students did not always explore an expressive performance, it was then tried to understand how the meanings of music for each student intervened in their way of expressing themselves musically. Considering writing as a fundamental activity for the structuring of thought, it was used as an educational resource, noting that students used it to describe music, but above all to create narratives inspired by music, making associations between moments in the texts and musical works. It was also understood that the metaphor is a fundamental discursive resource for the teacher, but also for the students, proving to be not only essential to communicate aspects of the expressive domain, but also of the technical or sound domain. The results were quite positive and consistent, with all students developing a more expressive performance, evidencing the urgency of dedicating more time to this domain during classes, but also the validity of a referentialist vision for the teaching of music that is also able to develop the musical abilities of the students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89703
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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