Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91169

TítuloA jornada sustentável do consumidor: o papel da confiança na intenção de compra de alimentos biológicos
Outro(s) título(s)The sustainable consumer journey: the role of trust in the intention to purchase organic foods
Autor(es)Silva, Helena Antunes da
Orientador(es)Simões, Cláudia
Palavras-chaveJornada sustentável do consumidor
Millennials
Alimentos biológicos
Sustainable consumer journey
Organic food
Data18-Mar-2024
Resumo(s)Atualmente, com a proliferação de novos vírus, o aquecimento global e o crescimento de doenças associadas a hábitos alimentares, cada vez mais consumidores estão a optar pelo consumo de alimentos biológicos. Os consumidores socialmente responsáveis foram surgindo e o grupo geracional de onde mais provém são os millennials. A geração mais sustentável até aos dias de hoje, a geração Y, veio mudar o paradigma do comportamento de compra para um consumo mais sustentável. Esta mudança elevou a necessidade de compreender o que os levava a comprar “verde”, a serem mais sustentáveis. Este estudo recai sobre essa mesma necessidade, compreender de que forma a confiança dos consumidores, as normas sociais e a perceção que têm de si mesmos influencia a intenção de compra de alimentos biológicos. Do mesmo modo, torna-se importante analisar se essa intenção se traduz na compra efetiva do mesmo ou se a lacuna entre intenção-comportamento ainda persiste. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de um questionário. Através do questionário, foi possível comprovar que as normas sociais, a autoidentidade ética e a confiança correlacionam-se positivamente com a intenção de compra de alimentos biológicos. Sucessivamente, foi-me possível fechar a lacuna intenção-comportamento de compra de alimentos biológicos, comprovando-se que a intenção de compra de alimentos biológicos correlaciona-se positivamente com o comportamento de compra.
Currently, with the proliferation of new viruses, global warming, and the growth of diseases related to dietary habits, an increasing number of consumers are choosing to consume organic foods. Socially responsible consumers have emerged, and the generational group where they mostly come from is the millennials. The most sustainable generation to date, Generation Y, has changed the paradigm of purchasing behavior towards a more sustainable consumption. This shift has heightened the need to understand what drives them to buy "green" and be more sustainable. This study focuses on that same need, understanding how consumers' trust, social norms, and their perception of themselves influence the intention to purchase organic foods. Similarly, it becomes important to analyze whether this intention translates into actual purchases or if the gap between intention and behavior still persists. A quantitative research was conducted by administering a questionnaire. Through the questionnaire, it was possible to confirm that social norms, ethical self-identity, and trust are positively correlated with the intention to purchase organic foods. Furthermore, it was possible for me to close the intention-behavior gap in the purchase of organic foods, demonstrating that the intention to purchase organic foods is positively correlated with purchasing behavior.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91169
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helena Antunes da Silva.pdfDissertação de mestrado640,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID