Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91305

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Altinapor
dc.contributor.authorMarczak, Cláudia Maria Fernandespor
dc.date.accessioned2024-05-09T10:13:38Z-
dc.date.available2024-05-09T10:13:38Z-
dc.date.issued2024-01-18-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91305-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractAs inovações tecnológicas têm avançado a uma velocidade incrível, porém, sua inserção nos meios educativos ainda não supre a necessidade das escolas e universidades hoje. Salas de aula tradicionais são maioria e as salas de aprendizagem ativa, que são espaços ricos em tecnologia e que possuem espaço diferenciado, exigem que os professores se apropriem dos recursos existentes nelas e que transformem suas metodologias. A Sala André Cruz de Carvalho foi inaugurada em 2021 para oferecer aos professores e alunos o que há de mais moderno em relação às aprendizagens ativas. No mesmo ano, diversos aspetos da sala foram objeto de investigação de um grupo de pesquisadores da UMinho. Dando continuidade a esse trabalho, a presente pesquisa tem como objetivo perceber de que maneira os docentes da universidade estão usando o espaço, dificuldades e facilitadores do uso da mesma. Usamos para a presente pesquisa o estudo de caso e a análise temática, a partir dos dados coletados por grupo focal. Os resultados apontam para os benefícios do uso da sala, a diferença de mobilidade e interação entre professores e alunos, bem como a motivação dos discentes com a utilização dos recursos e a possibilidade de trabalhos compartilhados. As principais dificuldades referidas, apontam para questões técnicas e à capacidade numérica da sala. É fundamental que os principais atores do processo educativo sejam ouvidos e que sejamos sensíveis às suas falas, pois dessa maneira poderemos perceber como a tecnologia pode humanizar e transformar os processos de aprendizagem, ainda tão moldados por antigas práticas.por
dc.description.abstractWhile technology innovations have advanced at an incredible rate, their insertion in educational environments still does not meet the current needs of schools and universities. Active learning classrooms are differentiated spaces, rich in technology, where teachers are not only required to take advantage of existing resources but also transform their own methodologies. The classroom André Cruz de Carvalho was opened in 2021 to provide both teachers and learners with the latest technology in active learning. In the same year, many of its aspects were the subject of research at UMinho. As part of this research, this work aims to understand the ways in which university lecturers utilize the space, benefit of its use and address its shortcomings. The present work made use of a case study and thematical analysis based on data collected during a focus group. Results indicate the benefits of using the classroom, the differences in the mobility and interaction between teachers and learners, as well as student motivation when using the resources and the possibility of groupwork. The main difficulties found were related to technical issues and room capacity. It is essential to listen with attention to the main actors of the educational process as we may better understand the ways in which technology can humanize and transform learning processes that are still shaped by old practices.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectInovação pedagógicapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectSala de aprendizagem ativapor
dc.subjectNovos espaços de aprendizagempor
dc.subjectPedagogical innovationpor
dc.subjectPedagogical practicespor
dc.subjectActive learning classroompor
dc.subjectInnovative learning spacespor
dc.titleSala André Cruz de Carvalho: práticas e perspetivas de professores que a utilizampor
dc.title.alternativeAndré Cruz de Carvalho Room: teaching practices and perspectives in usepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203560973por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Claudia Maria Fernandes Marczak Giorio.pdfDissertação de mestrado1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID