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TítuloExposição a dispositivos eletrónicos em idades precoces – seu impacto no desenvolvimento e regulação emocional de crianças em idade pré-escolar
Outro(s) título(s)Exposure to electronic devices in early ages - preschool aged children's development and emotional regulation
Autor(es)Mendes, Joana de Castro Vieira
Orientador(es)Caires, Susana
Palavras-chaveCriança
Dispositivos eletrónicos
Idade pré-escolar
Regulação emocional
Tempo de ecrã
Children
Electronic devices
Emotional regulation
Preschool-aged
Screen time
Data20-Mar-2024
Resumo(s)Nos dias de hoje existe uma crescente preocupação por parte de diferentes agentes da sociedade – nomeadamente famílias, professores e psicólogos – com o uso excessivo de dispositivos eletrónicos pelas crianças, e com a sua utilização cada vez mais precoce. O presente estudo tem como objetivos colmatar a ausência de estudos em amostras portuguesas que explorassem, especificamente relativamente ao uso excessivo de dispositivos eletrónicos por crianças entre os zero e os seis anos de idade, em conjunto com uma análise sobre o seu desenvolvimento emocional, e capacidades de regulação emocional. Fazem parte da amostra cinco educadores de Creche, e três educadores de Infância, tendo cada um, em média, turmas de vinte crianças, com idades compreendidas entre os zero e os seis anos de idade. Estas foram alvo de uma entrevista semi-estruturada de modo (1) caraterizarem o comportamento de crianças, sinalizadas pelos educadores, como tendo potencial contacto excessivo com dispositivos eletrónicos, (2) determinar quais estratégias utilizam para gerir comportamentos mais difíceis, (3) qual a perceção sobre o nível de exposição da criança, em casa, a dispositivos eletrónicos. Os resultados, embora não possam ser alvo de generalizações, causalidades, e correlações, permitem criar uma perspetiva crucial para a criação de novos estudos face à problemática. Os dados obtidos sugerem que poderá estar a ser usado o dispositivo eletrónico como um auxílio à parentalidade, nomeadamente em momentos de refeição, assim como uma maneira mais rápida de os pais entreterem os seus filhos. Não é possível estabelecer uma generalização face a estes dados, contudo, eles são de relevo para criar um ponto de partida para novos estudos emergentes. A presente investigação sugere que se repitam estudos com crianças de idade pré-escolar, assim como investigações que permitam percecionar o olhar de educadores sobre o fenómeno do excesso de exposição a dispositivos eletrónicos. Em estudos portugueses será relevante investigar a exposição excessiva ao telemóvel e ao tablet, já que há uma ausência de estudos face a estes dois dispositivos comparativamente à televisão, principalmente em relação a crianças de idade pré-escolar.
Nowadays, there is a growing concern among various societal agents – such as families, teachers, and psychologists – regarding excessive use of electronic devices by children, and their increasingly early use. This study aims to address the lack of research in Portuguese samples that specifically explore the excessive use of electronic devices by children between ages zero and six, in conjunction with an analysis of their emotional development and emotional regulation capabilities. The sample includes five nursery teachers and three kindergarten teachers, each with an average class size of twenty children aged between zero and six years. They were subjected to a semi-structured interview to (1) characterize the behavior of children identified by the educators as potentially having excessive contact with electronic devices, (2) determine which strategies they use to manage more difficult behaviors, (3) understand their perception of the child's level of exposure to electronic devices at home. Although the results cannot be generalized nor establish causality, or correlations, they provide a crucial perspective for the development of new studies addressing the issue. The data suggests that electronic devices may be used as a parenting aid, particularly during mealtimes, and as a quicker way for parents to entertain their children. While these findings cannot be generalized, they are significant in establishing a starting point for new emerging studies. This research suggests that further studies should be conducted with preschool-aged children, as well as investigations that examine educators' perspectives on the phenomenon of excessive exposure to electronic devices. In Portuguese studies, it will be important to investigate the excessive exposure to mobile phones and tablets, given the lack of studies on these two devices compared to television, especially concerning preschool-aged children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91310
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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