Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91320

TítuloA aplicabilidade pedagógica da loop station no ensino especializado de saxofone
Outro(s) título(s)The pedagogical applicability of the loop station in specialized saxophone teaching
Autor(es)Vieira, Gonçalo Jorge Barbosa
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveLoop station
Live looping
Saxofone
Tecnologias musicais
Tecnologias no ensino
Saxophone
Music technology
Educational technology
Data6-Fev-2023
Resumo(s)O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a intervenção pedagógica realizada numa escola profissional do norte de Portugal ao longo do ano letivo 2020/2021. O estágio realizou-se nos grupos de recrutamento M18 (Saxofone) e M32 (Classes de Conjunto) e a componente investigativa sobre a qual incide este relatório realizou-se no grupo de recrutamento M18 (Saxofone), tendo-se baseado no estudo da aplicabilidade pedagógica da loop station como meio de desenvolvimento das diversas áreas centrais da atividade musical. À medida que novas tecnologias surgem e se estabelecem no meio musical, torna-se importante um contacto com elas por parte dos alunos, mais especificamente com as tecnologias aplicadas à performance, como é o caso da loop station. Assim, promovendo a experiência dos alunos com este tipo de tecnologia e procurando saber se ela pode ser uma ferramenta útil ao ensino de música, desenvolveu se esta investigação que teve como principal objetivo averiguar as suas possíveis vantagens no ensino especializado de saxofone. A bibliografia existente sobre o uso de tecnologias no ensino é vasta, existindo vários exemplos relacionados com o uso de tecnologias no ensino de música. Contudo, a bibliografia sobre a loop station revelou-se escassa, sobretudo no que respeita à sua aplicação no contexto educativo, pelo que este estudo se mostrou necessário e relevante. Foram exploradas diferentes aplicações ao nível das áreas centrais da atividade musical referidas por Keith Swanwick (CLASP) e procedeu-se à elaboração de diversas atividades letivas com recurso à loop station. Paralelamente, os alunos foram entrevistados de modo a se perceber melhor a sua experiência com a loop station e foram contactados professores de saxofone de Portugal através de um questionário, procurando averiguar-se o uso de tecnologias por parte dos mesmos, particularmente da loop station. Mediante os dados recolhidos durante o processo de investigação-ação, verificou-se que a loop station ajuda a desenvolver competências musicais, como a criatividade e a audição, e de competências extramusicais, como sentido crítico e coordenação motora. Porém, através das respostas aos inquéritos, entende-se que este tipo de tecnologia é pouco utlizado no ensino especializado de saxofone, o que pode indicar um certo conservadorismo tecnológico no ensino especializado de música em Portugal.
This internship report was carried out during the Master’s in Music Teaching at the University of Minho and describes the pedagogical intervention developed at a professional school in the North of Portugal throughout the 2020/2021 school year. The internship involved the recruitment groups M18 (Saxophone) and M32 (Ensemble Music) and the research component on which this report focuses was carried out in the recruitment group M18 (Saxophone). As new technologies emerge and establish themselves in the music profession, it becomes important for students to have contact with them, especially with performance-oriented technologies, as is the loop station case. Thus, promoting students’ experience with this type of technology and trying to find out if it can be a useful tool for music teaching, this research project was developed with the main objective of ascertaining its possible advantages in specialized saxophone teaching. The literature on the use of technology in education is extensive, with several examples in music education. However, the literature about the loop station is scarce, especially in an educational context, so this study proved to be necessary and relevant. Different applications were explored in terms of the central areas of musical activity mentioned by Keith Swanwick (CLASP) and several teaching activities were developed using the loop station. At the same time, the students were interviewed to better understand their experience with the loop station and Portuguese saxophone teachers were contacted to answer a questionnaire, seeking to find out about their use of technologies in school context, particularly the loop station. Through the data collected during the action research process, it was found out that loop station helps to develop musical skills, such as creativity and audition, and extra-musical skills, such as critical sense and motor coordination. However, through the answers to the surveys, it is understood that this type of technology is little used in specialized saxophone teaching, which may indicate a certain technological resistance in specialized music teaching in Portugal.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91320
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Goncalo Jorge Barbosa Vieira.pdfRelatório de estágio5,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID