Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91345

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.editorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes-
dc.contributor.editorMatos, Vítor Hugo Ferreira de-
dc.contributor.editorLourenço, Sofia-
dc.contributor.editorLeonido, Levi-
dc.contributor.editorMoreira, P.-
dc.date.accessioned2024-05-13T17:32:39Z-
dc.date.available2024-05-13T17:32:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMartingo, A., Matos, V., Lourenço, S., Leonido, L., & Moreira, P. (Org.) (2023). Colóquio Identidades e comunidades musicais 2023: Livro de resumos. Revista Europeia de Estudos Artísticos.-
dc.identifier.isbn978-989-35320-2-7-
dc.identifier.issn2184-2116-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91345-
dc.description.abstract[Excerto] Nota Introdutória: A edição de 2023 do colóquio Identidades e Comunidades Musicais decorreu online a 11 de dezembro, tendo reunido os contributos em torno das dimensões individual e coletiva das práticas artísticas que agora se apresentam. Na conferência de abertura, Elisa Lessa abordou a presença e repertório de bandas filarmónicas nos espaços de socialização da cidade de Braga do século XIX. No mesmo âmbito, Francisco Marques traçou uma panorâmica da génese, transformação e impacto na comunidade da Orquestra Ligeira do Exército; Idílio Nunes analisou a participação de bandas filarmónicas na romaria de Sto. António de Mixões da Serra e no compasso pascal na freguesia de Fiscal em Amares, salientando o contributo destas formações para a identidade local; e Alexandre Gonçalves, Vítor Matos, Pedro Moreira e Ângelo Martingo trataram o repertório, atividade e impacto comunitário da ‘Banda dos Guises’. Analisando a produção musical erudita, César Viana comparou a escrita de Fernando Lopes-Graça e de Béla Bartók, de modo a problematizar paralelos identificados na receção dos dois compositores e Miguel Simões examinou a Sonata em sol menor para violino e piano do compositor Álvaro Carneiro a partir do contexto cultural e geográfico da sua composição e circulação. Já com um enfoque em torno do piano, Sofia Lourenço percorreu a atividade do Orpheon Portuense entre 1881 e 1991, destacando a singularidade desta sociedade de concertos, e o conjunto de instrumentistas que a visitaram nesse período; Kadija Teles elaborou, a partir de Batuque, uma reflexão sobre o papel de elementos identitários na composição e interpretação da música de Ernesto Nazareth; e João Xavier evidenciou a importância obra e pedagogia de Theodor Leschetizky, designadamente, no seu contributo para a, assim designada, escola russa de piano. [...]por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleColóquio Identidades e comunidades musicais 2023: Livro de resumospor
dc.typeconferenceProceedingspor
dc.identifier.eissn1647-3558-
sdum.journalRevista Europeia de Estudos Artísticospor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Outros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Identidades e comunidades musicais_2023.pdf280,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID