Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91345
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.editor | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes | - |
dc.contributor.editor | Matos, Vítor Hugo Ferreira de | - |
dc.contributor.editor | Lourenço, Sofia | - |
dc.contributor.editor | Leonido, Levi | - |
dc.contributor.editor | Moreira, P. | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T17:32:39Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T17:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Martingo, A., Matos, V., Lourenço, S., Leonido, L., & Moreira, P. (Org.) (2023). Colóquio Identidades e comunidades musicais 2023: Livro de resumos. Revista Europeia de Estudos Artísticos. | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-35320-2-7 | - |
dc.identifier.issn | 2184-2116 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/91345 | - |
dc.description.abstract | [Excerto] Nota Introdutória: A edição de 2023 do colóquio Identidades e Comunidades Musicais decorreu online a 11 de dezembro, tendo reunido os contributos em torno das dimensões individual e coletiva das práticas artísticas que agora se apresentam. Na conferência de abertura, Elisa Lessa abordou a presença e repertório de bandas filarmónicas nos espaços de socialização da cidade de Braga do século XIX. No mesmo âmbito, Francisco Marques traçou uma panorâmica da génese, transformação e impacto na comunidade da Orquestra Ligeira do Exército; Idílio Nunes analisou a participação de bandas filarmónicas na romaria de Sto. António de Mixões da Serra e no compasso pascal na freguesia de Fiscal em Amares, salientando o contributo destas formações para a identidade local; e Alexandre Gonçalves, Vítor Matos, Pedro Moreira e Ângelo Martingo trataram o repertório, atividade e impacto comunitário da ‘Banda dos Guises’. Analisando a produção musical erudita, César Viana comparou a escrita de Fernando Lopes-Graça e de Béla Bartók, de modo a problematizar paralelos identificados na receção dos dois compositores e Miguel Simões examinou a Sonata em sol menor para violino e piano do compositor Álvaro Carneiro a partir do contexto cultural e geográfico da sua composição e circulação. Já com um enfoque em torno do piano, Sofia Lourenço percorreu a atividade do Orpheon Portuense entre 1881 e 1991, destacando a singularidade desta sociedade de concertos, e o conjunto de instrumentistas que a visitaram nesse período; Kadija Teles elaborou, a partir de Batuque, uma reflexão sobre o papel de elementos identitários na composição e interpretação da música de Ernesto Nazareth; e João Xavier evidenciou a importância obra e pedagogia de Theodor Leschetizky, designadamente, no seu contributo para a, assim designada, escola russa de piano. [...] | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Colóquio Identidades e comunidades musicais 2023: Livro de resumos | por |
dc.type | conferenceProceedings | por |
dc.identifier.eissn | 1647-3558 | - |
sdum.journal | Revista Europeia de Estudos Artísticos | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Outros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Identidades e comunidades musicais_2023.pdf | 280,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |