Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91443

TítuloModa sustentável e comunicação digital: caso prático do evento fashion-alive
Autor(es)Sousa, Miriam Loureiro de
Orientador(es)Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins
Cunha, Joana
Palavras-chaveSustentabilidade
Estratégias de comunicação
Evento de moda
Redes sociais
Sustainability
Communication strategies
Fashion event
Social media
Data19-Jan-2024
Resumo(s)A indústria da moda é marcada pela efemeridade, consumo rápido e tendências. A dependência de recursos, o desperdício e a degradação do meio ambiente fazem com que esta seja uma das indústrias mais poluentes do mundo. Falar de sustentabilidade é mudar este paradigma, por isso, cada vez mais, as empresas se preocupam com a pegada ecológica e a adoção de práticas para serem mais sustentáveis. Para comunicar estes esforços ao consumidor e conseguir sucesso, as marcas utilizam estratégias de comunicação através da criação de um bom plano de comunicação, a forma mais rápida, eficaz e facilmente avaliável que a marca tem para comunicar com o público-alvo. Esta investigação tem como objetivo perceber a eficácia de um plano de comunicação multi formatos de um evento de moda no digital. Para tal, é necessário fazer um plano de ações onde se definem os objetivos, o posicionamento, a identidade, os canais a implementar e os tipos de formatos a utilizar Assim sendo, realizou-se um levantamento sobre os conceitos de sustentabilidade, consciencialização, estratégias, ferramentas e plano de comunicação. Consequentemente, realizou-se o diagnóstico do projeto e criou-se e implementou-se um plano de comunicação. Por fim, analisaram-se os resultados e fez-se uma análise comparativa das duas redes sociais criadas para o evento, sendo que uma diz respeito ao universo internacional (@fashion_alive_22) e a segunda ao universo português (@design.uminho). A dissertação vai permitir perceber que estratégias de comunicação no digital obtém maior alcance, notoriedade e valor para os eventos de moda. Os resultados mostram que os consumidores sentem-se mais ligados a um projeto que lhes é mais próximo, isto significa que a estratégia e plano de comunicação criado funcionou melhor para o mercado português e académico ao invés do internacional porque os consumidores estavam mais atentos, empáticos e preocupados com a página que lhes é mais próxima - @design.uminho.
The fashion industry is known for its shortness, fast consumption, and trends. Dependence on resources, waste, and environmental degradation make it one of the most polluting industries in the world. Talking about sustainability means changing this paradigm, which is why companies are increasingly concerned about their ecological footprint and adopting more sustainable practices. To communicate these efforts to the consumer and achieve success, brands use communication strategies by creating a good communication plan (the quickest, most effective, and easily assessable way) for the brand to communicate with the target audience. To achieve this, it's necessary to draw up an action plan that defines the objectives, positioning, identity, channels to implement, and the types of formats should be used Therefore, it is understood that a survey will be carried out on the concepts of sustainability, awareness, strategies, tools, and a communication plan. The project will then be diagnosed and a communication plan will be drawn up and implemented. Finally, the results are analyzed and a comparative analysis is made of the two social networks created for the event, one of which concerns the international universe (@fashion_alive_22) and the other the Portuguese universe (@design.uminho). The results show that consumers feel more connected to a project that is closer to them, which means that the strategy and communication plan created worked better for the Portuguese and academic market rather than the international one because consumers were more attentive, empathetic and concerned about the page that is closer to them - @design.uminho The dissertation will allow us to see which digital communication strategies achieve the greatest reach, notoriety, and value for fashion events.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91443
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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