Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91452

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmaral, Inês Castro Vasconcelos Martinspor
dc.contributor.authorCosta, Andreia Filipa Teixeirapor
dc.date.accessioned2024-05-22T10:12:33Z-
dc.date.available2024-05-22T10:12:33Z-
dc.date.issued2024-01-19-
dc.date.submitted2023-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91452-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Modapor
dc.description.abstractVive-se num mundo repleto de marcas de moda direcionadas a diferentes segmentos de mercado. O logótipo, elemento principal da imagem de uma marca, confere à marca uma identidade e tem o poder de captar a atenção. Cada vez mais as marcas aparentam ser bastante semelhantes quanto à sua imagem gráfica, o que numa Era digital, onde a sociedade vive em busca de inovação, a ideia de semelhança parece contraditória. Os logótipos estão cada vez mais nominativos, mais simplificados, de traços retos e com ausência de cor assemelhando-se entre si. Neste sentido, a tipografia torna-se o foco central dos mesmos. Como as fontes tipográficas são desenhadas com diferentes características e variações, o potencial do seu uso é infinito. O objetivo principal desta investigação prende-se em perceber se existe uma tendência tipográfica nos logótipos nominativos de cor preta de marcas moda de diferentes segmentos de mercado. Para isso foi necessário analisar uma amostra de 300 logótipos dos mais variados segmentos (nível de mercado, género e faixa etária). Todas as marcas foram analisadas com base numa grelha de observação e análise, composta por uma série de parâmetros distintos quanto à caracterização a tipografia no logótipo da marca. Para isso foi imprescindível comparar a tipografia utilizada conforme o seu designer a executou e as alterações que os autores dos logótipos fizeram de forma a conferir-lhes identidade. Comprova-se que existe uma tendência quanto às características tipográficas e que essa tendência não difere consoante os segmentos de mercados. Isso corrobora a ideia de que as marcas de moda têm apresentado logótipos que usam fontes tipográficas mais simples e retas, apresentando-se mais legíveis, resolvendo problemas de escalabilidade e permitindo maior versatilidade, o que facilita sua reprodução e adaptação a diversos meios.por
dc.description.abstractWe live in a world filled with fashion brands targeted at different market segments. The logo, the primary element of a brand's image, gives the brand an identity and has the power to capture attention. Now more than ever, brands appear to be quite similar in terms of their graphic image, which in a digital age where society seeks innovation, the idea of similarity seems contradictory. Logos are becoming more nominal, simplified, with straight lines and devoid of color, making them resemble each other. In this sense, typography becomes the central focus. As typefaces are designed with different characteristics and variations, the potential for their use is limitless. The main objective of this research is to understand if there is a typographic trend in black-named logos of fashion brands in different market segments. To achieve this, the analysis of a sample of 300 logos from various segments (market level, gender, and age group) was assembled. All brands were examined based on an observation and analysis grid, consisting on several distinct parameters regarding the characterization of typography in the brand logo. It was essential to compare the typography used as designed by their creators, and the alterations made by the logo authors to give them identity. This investigation helped to comprove that there is a trend in typographic characteristics, and this trend does not differ according to market segments. This corroborates the idea that fashion brands have been presenting logos that use simpler and straight typefaces, making them more legible, solving scalability issues, and allowing greater versatility, which facilitates their reproduction and adaptation to various media.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLogótipopor
dc.subjectSegmento de mercadopor
dc.subjectMarcas de modapor
dc.subjectFonte tipográficapor
dc.subjectComunicação de modapor
dc.subjectLogopor
dc.subjectMarket segmentpor
dc.subjectFashion brandspor
dc.subjectTypographypor
dc.titleLogótipos de marcas de moda: tendência tipográficapor
dc.title.alternativeLogos of fashion brands: typography trendpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203551249por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Filipa Teixeira Costa.pdfDissertação de mestrado4,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID