Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91786

TítuloO uso de plataformas digitais para o ensino e aprendizagem de História: um estudo com alunos do 1.º CEB e 2.º CEB
Autor(es)Graça, Vânia
Ramos, Altina
Solé, Glória
Palavras-chavePlataformas digitais
Ensino de História
1.º CEB
2.º CEB
Consciência histórica
Data2024
EditoraUniversidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20)
CitaçãoGraça, V.; Ramos, A.; Solé, G. (2024). O uso de plataformas digitais para o ensino e aprendizagem de História: um estudo com alunos do 1.º CEB e 2.º CEB. In A. A. A, Carvalho, E. Schlemmer, M. Area, C. G. Marques, I. L. Santos, D. Guimarães, S. Cruz, A. Moura, C. S. Reis, P. V. Rebelo (Orgs). Atas do 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning (pp.73-84). Centro de Estudos Interdisciplinares.
Resumo(s)O presente trabalho faz parte de uma investigação de doutoramento e pretende compreender as potencialidades da combinação de tecnologias digitais e metodologias ativas, operacionalizadas no modelo da aula-oficina para o desenvolvimento da consciência histórica. Neste artigo, optou-se por analisar uma pequena parte desse trabalho direcionado para os contributos das plataformas digitais utilizadas para a construção da aprendizagem histórica dos alunos do 1.º e 2.º CEB. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, recorrendo ao estudo de caso múltiplo. Aplicaram-se várias técnicas e instrumentos de recolha de dados e desenvolveram-se sessões de intervenção em sala de aula em cada um dos ciclos de ensino, no qual se utilizaram várias plataformas digitais para o desenvolvimento do pensamento histórico e consciência histórica. A análise dos dados qualitativos foi inspirada nas técnicas da Grounded Theory, com apoio do software Nvivo. Os resultados revelaram contributos ao nível cognitivo, visto que potenciaram o pensamento complexo e histórico dos alunos; ao nível socioemocional, traduzidos na motivação e colaboração aquando da construção do seu conhecimento histórico; bem como algumas das suas funcionalidades, a multimodalidade e colaboração, refletidas no uso de algumas destas plataformas e que conduziram ao desenvolvimento do pensamento histórico e consciência histórica
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91786
ISBN978-989-9196-05-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAP. Vânia Graça.pdf4,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID