Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91786
Título: | O uso de plataformas digitais para o ensino e aprendizagem de História: um estudo com alunos do 1.º CEB e 2.º CEB |
Autor(es): | Graça, Vânia Ramos, Altina Solé, Glória |
Palavras-chave: | Plataformas digitais Ensino de História 1.º CEB 2.º CEB Consciência histórica |
Data: | 2024 |
Editora: | Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20) |
Citação: | Graça, V.; Ramos, A.; Solé, G. (2024). O uso de plataformas digitais para o ensino e aprendizagem de História: um estudo com alunos do 1.º CEB e 2.º CEB. In A. A. A, Carvalho, E. Schlemmer, M. Area, C. G. Marques, I. L. Santos, D. Guimarães, S. Cruz, A. Moura, C. S. Reis, P. V. Rebelo (Orgs). Atas do 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning (pp.73-84). Centro de Estudos Interdisciplinares. |
Resumo(s): | O presente trabalho faz parte de uma investigação de doutoramento e pretende compreender as potencialidades da combinação de tecnologias digitais e metodologias ativas, operacionalizadas no modelo da aula-oficina para o desenvolvimento da consciência histórica. Neste artigo, optou-se por analisar uma pequena parte desse trabalho direcionado para os contributos das plataformas digitais utilizadas para a construção da aprendizagem histórica dos alunos do 1.º e 2.º CEB. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, recorrendo ao estudo de caso múltiplo. Aplicaram-se várias técnicas e instrumentos de recolha de dados e desenvolveram-se sessões de intervenção em sala de aula em cada um dos ciclos de ensino, no qual se utilizaram várias plataformas digitais para o desenvolvimento do pensamento histórico e consciência histórica. A análise dos dados qualitativos foi inspirada nas técnicas da Grounded Theory, com apoio do software Nvivo. Os resultados revelaram contributos ao nível cognitivo, visto que potenciaram o pensamento complexo e histórico dos alunos; ao nível socioemocional, traduzidos na motivação e colaboração aquando da construção do seu conhecimento histórico; bem como algumas das suas funcionalidades, a multimodalidade e colaboração, refletidas no uso de algumas destas plataformas e que conduziram ao desenvolvimento do pensamento histórico e consciência histórica |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91786 |
ISBN: | 978-989-9196-05-6 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAP. Vânia Graça.pdf | 4,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |