Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91992

TítuloProdução de jogos digitais como estratégia de aprendizagem na formação inicial de professores de biologia
Outro(s) título(s)Production of digital games as a learning strategy in the initial training of biology teachers
Autor(es)Oliveira, Alline Bettin de
Orientador(es)Osório, António José
Dourado, Luís
Palavras-chaveDesign de Jogos Digitais
Ensino de biologia
Formação de Professores
TPACK
Biology teaching
Digital Game Design
Teacher Training
Data3-Abr-2024
Resumo(s)A popularização e a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como os Jogos Digitais, podem beneficiar o desenvolvimento do ensino de biologia no contexto escolar, por serem atrativos para o seu público, mas nem sempre utilizados para superar o Ensino instrucional. Esta investigação foca-se na estratégia de ensino denominada “Design de Jogos Digitais” (DJD), que se desenvolve por meio de projetos, onde os alunos, mediados pelo professor, elaboram constructos digitais que representam o seu processo aprendizagem. A investigação, de natureza qualitativa, teve como base o Design Based Research, situando o fenómeno investigado num contexto educacional real. Assim, procurou-se identificar um espaço viável na formação de professores de biologia, tanto no âmbito inicial como contínuo, para o desenvolvimento de vivências que empoderem os educadores a considerar o DJD como estratégia de ensino a desenvolver no seu contexto docente. Para este intento, foi realizada uma procura de evidências sobre este espaço curricular na formação inicial de professores dos contextos pesquisados, a saber: Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia em Portugal e Licenciatura em Ciências Biológicas no Rio Grande do Sul, Brasil. Não tendo sido encontradas evidências, partiu-se para o desenvolvimento de quatro ações de formação: duas para professores em formação contínua e duas para formação inicial, em cada contexto. Para perceber a viabilidade das formações, bem como o grau e confiança dos professores no desenvolvimento da estratégia de ensino, foram recolhidos dados, mediante diferentes instrumentos: um inquérito por questionário a respeito do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo dos Professores (TPACK), bem como a redação de textos reflexivos pelos professores. Os resultados indicaram a viabilidade de vivências que promovam estratégias de DJD para o ensino, desde que observadas algumas condições, superando ameaças do contexto escolar, currículo e problemas estruturais e tecnológicos. A formação desenvolvida permitiu uma apropriação do conhecimento TPACK para a utilização do DJD de forma adequada ao ensino de biologia, demonstrado por evidências que indicam um aumento da confiança dos professores no desenvolvimento da estratégia. A predisposição dos professores para a formação continuada, a motivação para a docência e a flexibilidade para o trabalho colaborativo constituem-se como forças que auxiliam a superar as ameaças indicadas.
The popularization and implementation of Information and Communication Technologies (ICT), such as Digital Games, can benefit the development of biology teaching in the school context, as they are attractive to their audience, but are not always used to overcome instructional teaching. This investigation focuses on a teaching strategy called “Digital Game Design” (DGD), which is developed through projects, where students, mediated by the teacher, create digital constructs that represent their learning process. The investigation, which is qualitative, was based on Design Based Research, placing the phenomenon investigated in a real educational context. Therefore, we sought to identify a viable space in the training of biology teachers, both in an initial and continuous context, for the development of experiences that empower educators to consider DGD as a teaching strategy to be developed in their teaching environment. For this purpose, a search for evidence was carried out on this curricular space in the initial training of teachers in the contexts researched, namely: Master's in Biology and Geology Teaching in Portugal and Degree in Biological Sciences in Rio Grande do Sul, Brazil. As no evidence was found, four training initiatives were developed: two for teachers in continuous training and two for initial training, in each context. To understand the feasibility of the training initiatives, as well as the degree and confidence of teachers in developing the teaching strategy, data were collected using different instruments: a questionnaire survey regarding Teachers' Technological, Pedagogical and Content Knowledge (TPACK), as well as the writing of reflective texts by teachers. The results indicated the feasibility of experiences that promote DGD strategies for teaching, as long as certain conditions are observed, overcoming threats from the school context, as well as curriculum, structural and technological problems. The training developed allowed for the appropriation of TPACK knowledge to use DGD appropriately for teaching biology, demonstrated by evidence that indicates an increase in teachers' confidence in developing the strategy. Teachers' predisposition for continued training, motivation for teaching and flexibility for collaborative work are forces that help overcome these threats.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91992
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alline Bettin de Oliveira.pdfTese de doutoramento14,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID