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https://hdl.handle.net/1822/91995
Título: | Estudo do impacto da pandemia COVID-19 no bem-estar dos professores: os efeitos protetores do mindfulness e da compaixão |
Outro(s) título(s): | Study on the impact of the COVID-19 pandemic on teachers well-being: the protective effects of mindfulness and compassion |
Autor(es): | Brandão, Sérgio Filipe de Azevedo Vieira |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. Matos, Marcela Salomé Albuquerque Andrade |
Palavras-chave: | Bem-estar Compaixão COVID-19 Mindfulness Professores Compassion Teachers Well-being |
Data: | 30-Abr-2024 |
Resumo(s): | Em dezembro de 2019, o aparecimento do novo Coronavírus desencadeou uma crise global sem
precedentes. A rápida propagação do vírus levou a Organização Mundial de Saúde a declarar a COVID-19
como pandemia em março de 2020. As suas repercussões afetaram profundamente as dimensões
psicossociais da população a nível mundial. Foi evidente o aumento nos sintomas de ansiedade,
depressão e stress, como resposta direta ou indireta ao medo de contrair o vírus, tendo este impacto
psicológico sido considerado uma das consequências mais frequentes na população em geral. A educação
não foi exceção. Com o encerramento das escolas e universidades, a necessidade de adaptar rapidamente
os formatos de ensino-aprendizagem tornou-se imperativa. O online apresentou-se como a solução viável,
mas não isenta de dificuldades. As adaptações requeridas, nalguns casos exacerbaram, ainda mais, os
indicadores de saúde mental e bem-estar dos professores, que já enfrentavam níveis elevados de stress e
exaustão emocional em circunstâncias pré-pandémicas. Neste contexto desafiador, enquanto a educação
lidava com estas mudanças, a comunidade científica explorava abordagens como o mindfulness e a
compaixão, reconhecendo os seus benefícios na promoção da saúde mental e bem-estar das
comunidades escolares. Este estudo, de caráter quantitativo, teve como objetivo primordial enriquecer o
conhecimento sobre as repercussões da pandemia COVID-19 na saúde mental e bem-estar dos
professores portugueses dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino secundário. Para alcançar este
propósito foram considerados fatores sociodemográficos, socioprofissionais, indicadores psicossociais e a
vivência pessoal ou experiência subjetiva da doença. Os resultados do estudo destacam uma relação
significativa entre os níveis de ansiedade, stress e depressão dos professores relativamente às suas
vivências no contexto da pandemia COVID-19, refletindo-se em baixos indicadores subjetivos de saúde e
bem-estar e de satisfação com a vida. Embora as vivências associadas à COVID-19 tenham afetado a
saúde mental e o bem-estar da população em geral, docentes do género feminino parecem ter sido mais
afetadas por essas circunstâncias. Os professores demonstraram uma tendência para expressar níveis
mais baixos de satisfação com a vida durante o ensino à distância. No entanto, fatores como stress,
ansiedade e depressão não mostraram diferenciação clara em função de caraterísticas sociodemográficas
e socioprofissionais dos professores. A compaixão recebida dos outros e o mindfulness destacaram-se pela
função relevante na relação entre os efeitos adversos da pandemia e o bem-estar subjetivo dos inquiridos,
atenuando o impacto psicológico negativo causado pela COVID-19. In December 2019, the emergence of the new Coronavirus triggered an unprecedented global crisis. The rapid spread of the virus led the World Health Organization to declare COVID-19 a pandemic in March 2020. Its repercussions profoundly affected the psychosocial dimensions of the population worldwide. There was a noticeable increase in symptoms of anxiety, depression, and stress, as a direct or indirect response to the fear of contracting the virus. The psychological impact being considered one of the most common consequences in the general population. Education was no exception. With the closure of schools and universities, the need to rapidly adapt teaching and learning formats became imperative. Online emerged as a viable solution, but not without difficulties. The required adaptations, in some cases, further exacerbated the mental health and well-being indicators of teachers, who were already facing high levels of stress and emotional exhaustion in pre-pandemic circumstances. In this challenging context, while education dealt with these changes, the scientific community explored approaches such as mindfulness and compassion, recognizing their benefits in promoting the mental health and well-being in school communities. This study of a quantitative nature, had the primary objective of enriching knowledge about the repercussions of the COVID-19 pandemic on the mental health and well-being of Portuguese teachers teaching young learners and teenagers from 10 to 18 years old. To achieve this purpose, sociodemographic, socioprofessional factors, psychosocial indicators, and personal experience or subjective experience of the disease were considered. The results of the study highlight a significant relation between the level of anxiety, stress and depression of teacher in relation to their experiences in the context of the COVID-19 pandemic, reflecting low subjective indicators of health and well-being and satisfaction with life. Although experiences associated with COVID-19 have affected the mental health and well-being of the general population, female teachers seem to have been more affected by these circumstances. Teachers showed a tendency to express lower levels of life satisfaction during distance learning. However, factors such as stress, anxiety and depression did not show a clear differentiation based on the sociodemographic and socioprofessional characteristics of the teachers. The compassion received from others and mindfulness stood out for their relevant role in the relation between the adverse effects of the pandemic and the subjective well-being of the respondents, mitigating the negative psychological impact caused by COVID-19. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91995 |
Acesso: | Acesso aberto |
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