Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92031

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.contributor.authorLopes, Mara Tatiana Ferreirapor
dc.date.accessioned2024-06-26T09:20:59Z-
dc.date.available2024-06-26T09:20:59Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92031-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio advém do resultado do projeto de investigação e de intervenção pedagógica realizado nos contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II, respetivamente, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. Surge, então, a investigação despoletada pela questão- sendo que a sua pertinência elencou objetivos específicos para a investigação: (i) refletir acerca do desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em crianças da educação básica; (ii) averiguar fatores que fomentem nas crianças a criatividade e a capacidade de argumentação; (iii) analisar o contributo da intervenção pedagógica para um raciocínio mais estruturado; (iv) indagar sobre a diversificação das fontes de informação como fator de promoção do conhecimento crítico e criativo; e (v) ponderar a resolução de problemas como diferenciadora para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Assim, com o intuito da melhoria da prática pedagógica servi-me da metodologia de investigação-ação e planifiquei oito intervenções integradores das múltiplas áreas do saber para ambos os contextos, cujos resultados obtidos através da observação participante, da análise documental e do inquérito concluem que as crianças foram capazes de construir argumentos para fundamentar as suas escolhas e recorrer à imaginação e à criatividade nas suas tomadas de decisão. O estudo mostrou, ainda, que o questionamento contínuo é uma ferramenta poderosa e viável para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, podendo, por isso, as práticas pedagógicas do profissional servirem-se deste instrumento para aprimorar esta competência.por
dc.description.abstractThis internship report comes from the result of the research project and pedagogical intervention carried out in the contexts of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, within the scope of the Supervised Teaching Practice I and II, respectively, of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the University of Minho. Then comes an investigation triggered by the problem-question: "How can pedagogical practices promote the development of critical and creative thinking in Basic Education?", and its pertinence listed specific objectives for the investigation: (i) reflect about the development of critical and creative thinking in basic education children; (ii) to investigate factors that encourage children's creativity and argumentation skills; (iii) analyze the contribution of pedagogical intervention to a more structured reasoning; (iv) inquire about the diversification of information sources as a factor to promote critical and creative knowledge; and (v) consider problem-solving as a differentiator for the development of critical and creative thinking. Thus, in order to improve pedagogical practice, use the action-research methodology and plan eight integrated disciplines from multiple areas of knowledge for both contexts, whose results obtained through participant observation, document analysis and inquiry conclude that children were able to build arguments to support their choices and demand imagination and creativity in their decision-making. The study also showed that continuous questioning is a powerful and viable tool for the development of critical and creative thinking, and therefore, the professional's pedagogical practices can use this instrument to improve this competence.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectPensamento criativopor
dc.subjectQuestionamento contínuopor
dc.subjectBasic Educationpor
dc.subjectContinuous questioningpor
dc.subjectCreative thinkingpor
dc.subjectCritical thinkingpor
dc.subjectInvestigationpor
dc.titlePensamento crítico e criativo: o poder do questionamento contínuo na aprendizagempor
dc.title.alternativeCritical and creative thinking: the power of continuous questioning in learningpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203611195por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mara Tatiana Ferreira Lopes.pdfRelatório de estágio23,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID