Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92035

TítuloQuantas cabeças cabem na mente de um pós-pessoano?
Autor(es)Lima, Teresa
Palavras-chaveEdgar Pêra
Fernando Pessoa
Cinema
Não sou nada-The nothingness club
Data13-Jun-2024
EditoraTinta da China
CitaçãoLima, T. (2024). Quantas cabeças cabem na mente de um pós-pessoano? Em Não Sou Nada: Um filme pós-pessoano de Edgar Pêra (Jerónimo Pizarro, pp. 56–120). Tinta da China.
Resumo(s)Não Sou Nada — The Nothingness Club (2023) é o mais recente e premiado «cinenigma» de Edgar Pêra, uma longa‑metragem noire que convida a entrar na cabeça de Fernando Pessoa e seus heterónimos como o faria um «espectador espantado». Este volume acompanha o filme e fornece ao espectador‑leitor algumas pistas para explorar as complexidades do diálogo entre os universos singulares de Pêra e Pessoa, desafiando os limites e lugares‑comuns da crítica pessoana e tentando responder a uma pergunta maior, que é também o título de uma entrevista aqui incluída: «Quantas cabeças cabem na mente de um [filme] pós‑pessoano?» O livro inclui ainda uma segunda entrevista com o realizador, uma revisitação panorâmica da filmografia pessoana de Pêra, dois estudos literários que enquadram Não Sou Nada — um sobre a «Super‑Ofélia» em que se transforma Victoria Guerra e outro sobre cinema —, além do guião e de um extenso caderno de imagens.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92035
ISBN978-989-671-849-7
Versão da editorahttps://tintadachina.pt/produto/nao-sou-nada/
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TL.pdf
Acesso restrito!
5,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID