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https://hdl.handle.net/1822/92481
Título: | Aplicação web para aprendizagem de emoções |
Outro(s) título(s): | Web application for learning emotions |
Autor(es): | Magalhães, Christophe Fernandes |
Orientador(es): | Esteves, João Sena Pereira, Ana Paula da Silva |
Palavras-chave: | Crianças Emoções Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) Programação Web Autism Spectrum Disorder (ASD) Children Emotions Web Programming |
Data: | 2-Mai-2023 |
Resumo(s): | No dia a dia, a forma como o ser humano comunica é cada vez mais importante, e as suas expressões
faciais têm um papel fulcral para indicar o interesse em determinadas conversas. Muitas vezes, só um
olhar ou um franzir de sobrancelha é o suficiente para transmitir a mensagem pretendida. Contudo, nem
todas as pessoas têm facilidade em comunicar através de gestos e emoções. Um caso particular são os
indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), que se caracterizam por alterações
significativas na comunicação social e na interação social, transversais a múltiplos contextos, e por
padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades.
A PEA é caracterizada como sendo um distúrbio neurológico associado ao comprometimento da
comunicação e interação social, à comunicação verbal e não-verbal e ao comportamento restritivo e
repetitivo. Este trabalho tem uma maior ênfase em crianças com PEA, que tendem a ter uma maior
dificuldade em interpretar e até expressar emoções básicas como a alegria ou a tristeza. Estas
dificuldades podem ser mitigadas através de ferramentas que ajudam estas crianças a compreender e a
demonstrar essas emoções.
O objetivo deste trabalho é promover a aprendizagem de emoções de crianças com PEA, de forma lúdica,
didática e simples, mediante a utilização da aplicação web desenvolvida. Foram desenvolvidos vários
jogos, com diferentes objetivos, para otimizar a aquisição destas competências. A aplicação compila
estes jogos num só lugar e torna-os acessíveis a vários contextos.
No primeiro jogo, a criança terá de construir uma expressão facial com a utilização de diversas partes
que compõem um rosto humano (olhos, boca, sobrancelhas), de acordo com a emoção que é solicitada.
No segundo jogo, o objetivo é que a criança consiga replicar a emoção solicitada. Para isso, é utilizada
uma câmara para captar a cara do utilizador e, através de algoritmos de deteção de rosto e deteção de
emoções, o sistema valida se a expressão que foi solicitada está correta. A criação de uma base de dados
com os tempos de reação, tentativas falhadas e execução dos participantes é uma mais-valia para quem
estuda os comportamentos das crianças com PEA, pois permite fazer uma análise mais completa e
profunda dos resultados dessas crianças, facilitando um maior sucesso na aprendizagem. In everyday life, the way human beings communicate is increasingly important, and their facial expressions play a leading role in indicating their interest in certain conversations. Often, just a look or a frown is enough to convey the intended message. However, not all people find it easy to communicate through gestures and emotions. A case in point are individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD), who are characterized by significant changes in social communication and social interaction across multiple contexts, and restricted and repetitive patterns of behaviors, interests, and activities. ASD is characterized as a neurological disorder associated with impaired social communication and interaction, verbal and nonverbal communication, and restrictive and repetitive behavior. This work has a greater emphasis on children with ASD, who tend to have greater difficulty in interpreting and even expressing basic emotions such as joy or sadness. These difficulties can be mitigated with the support of tools that help these children understand and demonstrate these emotions. The objective of this work is to promote the learning of emotions in children with ASD, in a playful, didactic and simple way, through the use of the web application developed. Several games were developed, with different objectives, to optimize the acquisition of these skills. The application compiles these games in one place and makes them accessible in different contexts. In the first game, the child will have to build a facial expression with the use of several parts that make up a human face (eyes, mouth, eyebrows), according to the emotion that is requested. In the second game, the objective is for the child to be able to replicate the requested emotion. To this end, a camera is used to capture the user's face, and, through face detection and emotion detection algorithms, the system validates if the requested expression is correct. The creation of a database with reaction times, failed attempts, and execution of the participants, is an asset for those who study the behavior of children with ASD, because it allows a more complete and in-depth analysis of the results of these children, helping them to be more successful in learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92481 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEI - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Christophe Fernandes Magalhaes.pdf | Dissertação de mestrado | 2,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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