Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92562

TítuloFact-checking: uma prática recente em Portugal? Análise da perceção da audiência
Outro(s) título(s)Fact-checking: A Recent Practice in Portugal? Audience Perception Analysis
Fact-checking: ¿una práctica reciente en Portugal? Análisis de percepción de la audiencia
Autor(es)Baptista, João Pedro
Gradim, Anabela
Loureiro, Marlene
Ribeiro, Fábio
Palavras-chaveDesinformação
Fact-checking
Notícias falsas
Jornalismo
Disinformation
Fake news
Journalism
Desinformación
Periodismo
Data2023
EditoraUniversidad del Rosario
RevistaAnuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social - Disertaciones
CitaçãoBaptista, J. P., Gradim, A., Loureiro, M. & Ribeiro, F. (2023). Fact-checking: uma prática recente em Portugal? Análise da perceção da audiência. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social Disertaciones, 16(1), 1-28. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.12426
Resumo(s)O fact-checking é uma prática jornalística muito recente em Portugal. Nenhum estudo até agora procurou entender a atitude do público em relação a este novo fenómeno. Metodologia: este estudo exploratório, com base em um questionário online (N = 618), teve como objetivo investigar a atitude e a perceção dos portugueses em relação ao fact-checking, analisando o efeito das práticas de consumo de informação, os aspetos sociodemográficos e a orientação política dos indivíduos. Os nossos resultados mostram que a maioria é favorável ao fact-checking e está familiarizada com a prática. No entanto, os níveis de familiaridade são reduzidos e estão abaixo do esperado, uma vez que 40 % dos entrevistados não conhecem este género jornalístico. Além disso, encontramos um ceticismo significativo, por parte dos participantes, em relação à ética dos fact-checkers. Corroborando com outros estudos, os jovens e os mais instruídos são mais favoráveis e mais familiarizados com o fact-checking. Ao contrário de outros estudos, os nossos resultados não mostram qualquer efeito da orientação política e ideológica sobre os níveis de aceitação e familiaridade. Este estudo levanta vários desafios relevantes, demonstrando que as pessoas podem não estar tão familiarizadas com o fact-checking como seria de esperar e que existe uma grande descon-fiança no rigor e imparcialidade dos fact-checkers, o que pode ser um obstáculo à correção da desinformação.
Fact-checking is a very recent journalistic practice in Portugal. No study so far has sought to understand the public’s attitude toward this new phenomenon. The purpose of this exploratory study, based on an online questionnaire (n=618), is to investigate the attitude and perception of the Portuguese toward fact-checking. It analyzes the effect of information consumption practices, sociodemographic aspects, and the political position of individuals. Our results show that the majority are in favor of fact-checking and are familiar with the practice. However, their familiarity levels are low and below expectations, since 40 % of respondents are not familiar with this journalistic practice. Additionally, we found significant skepticism from participants regarding the ethics of fact-checkers. Confirming other studies, the young and more educated are more in agreement and more familiar with fact-checking. Unlike other studies, our results show no effect from political and ideological views on the levels of acceptance and familiarity. This study raises several relevant challenges, demonstrating that people may not be as familiar with fact-checking as might be expected and that there is a great deal of distrust in the accuracy and impartiality of fact-checkers, which can be an obstacle in correcting misinformation.
El fact-checking es una práctica periodística muy reciente en Portugal. Ningún estudio hasta ahora ha bus- cado comprender la actitud del público hacia este nuevo fenómeno. Este estudio exploratorio, instrumentado mediante cuestionario online (N = 618), tuvo como objetivo investigar la actitud y la percepción de los portugueses en relación con el fact-checking, analizando el efecto de las prácticas de consumo de información, los aspectos sociodemográficos y la orientación política de los individuos. Nuestros resultados muestran que la mayoría está a favor del fact-checking y conoce la práctica. Sin embargo, los niveles de familiaridad son bajos y por debajo de las expectativas, ya que el 40 % de los encuestados no conocen este género periodístico. Además, encontramos un importante escepticismo por parte de los participantes con respecto a la ética de los verificadores. Corro- borando otros estudios, los jóvenes y los más educados son más favorables y están más familiarizados con el fact-checking. A diferencia de otros estudios, nuestros resultados no muestran ningún efecto de la orientación política e ideológica sobre los niveles de aceptación y familiaridad. Este estudio plantea varios desafíos relevan- tes, demostrando que las personas pueden no estar tan familiarizadas con el fact-checking como cabría esperar y que existe una gran desconfianza en la precisión e imparcialidad de los fact-checkers, lo que puede ser un obs- táculo para la corrección de desinformación.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92562
DOI10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.12426
ISSN1856-9536
Versão da editorahttps://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.12426
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdf385,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID