Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92564
Título: | Hypatiamat: Gestão de Campeonatos |
Autor(es): | Vieira, Luís Pedro Oliveira de Castro |
Orientador(es): | Ramalho, José Carlos Pinto, Ricardo Manuel Neves |
Palavras-chave: | Hypatiamat Championships Certificates Interface Statistics Campeonatos Certificados Interface Estatísticas |
Data: | 24-Out-2023 |
Resumo(s): | Hypatiamat, namely through its Hypatiamat Association (AHM) has, among others, the
objective of contributing to awakening among students of various educational levels an interest
for mathematics and a better understanding of its nature; of promoting the development of
mathematics teaching at all levels; of promoting the quality of teaching/learning of mathematics
through the use and integration of new technologies in the classroom, through the resources
available on the Hypatiamat Platform, thus capitalizing on the familiarity and enthusiasm of
students for more technological environments.
Considering that the first years of schooling are essential for the construction of knowledge
in mathematics and for the development of transversal skills such as logical reasoning and
problem solving, and taking into account that the evolution of mathematical learning takes
place in a continuous and spiral dynamic, it is important to establish solid foundations so
as not to compromise the learning of the following years. Note that failure in this subject is
often rooted in incomplete or dysfunctional learning, resulting from a poor construction of the
mathematics foundations.
The intervention of the Hypatiamat project, being directly aimed at the students, takes
advantage of their natural taste for technological environments. With this in mind, it proposes
to provide teachers with tools that will allow them to incorporate, in their daily practice,
methodologies that use this type of environment, duly articulated with other methodologies.
It should be noted that learning is richer and more effective if the experiences and contexts
provided to students are more diversed, and it is in this perspective that the Hypatiamat
Project offers a great diversity of materials and approaches, allowing teachers to work them
not only in a technological context, but also in a concrete one.
In this dissertation the objective is to update and improve the component corresponding
to the management of championships of Hypatiamat, thus allowing users of the platform an
easier and more intuitive interaction with it. O Hypatiamat, nomeadamente através da sua Associação Hypatiamat (AHM) tem, entre outros, o objetivo de contribuir para despertar junto dos alunos dos vários graus de ensino o interesse pela matemática e uma melhor compreensão da sua natureza; de promover o desenvolvimento do ensino da Matemática a todos os níveis; de promover a qualidade do ensino/aprendizagem da Matemática mediante a utilização e integração das novas tecnologias em sala de aula, através dos recursos disponíveis na Plataforma Hypatiamat, capitalizando-se, assim, a familiaridade e o entusiasmo dos alunos por ambientes mais tecnológicos. Considerando que os primeiros anos de escolaridade são essenciais para a construção do conhecimento em matemática e para o desenvolvimento de capacidades transversais como o raciocínio lógico e resolução de problemas, e tendo em conta que a evolução da aprendizagem matemática se processa numa dinâmica contínua e em espiral, é importante o estabelecimento de bases sólidas para não serem comprometidas as aprendizagens dos anos seguintes. Note-se que o insucesso nesta disciplina tem, frequentemente, as suas raízes em aprendizagens incompletas ou disfuncionais, resultantes de uma construção pobre do edifício da matemática. A intervenção do projeto Hypatiamat, orientando-se de uma forma direta para os alunos, aproveita o gosto natural que estes têm por ambientes tecnológicos. Com esse objetivo, propõe-se munir os professores de ferramentas que lhes possibilitem incorporar, nas suas práticas diárias, metodologias que utilizem esse tipo de ambientes, devidamente articuladas com outras metodologias. Note-se que as aprendizagens são tanto mais ricas e eficazes quanto mais diversificadas as experiências e contextos que são facultados aos alunos, e é nessa perspetiva que o Projeto Hypatiamat oferece uma grande diversidade de materiais e abordagens, permitindo aos professores trabalhá-los não só em contexto tecnológico, mas também concreto. Na presente dissertação o objetivo é atualizar e melhorar a componente correspondente à gestão de campeonatos do Hypatiamat, permitindo assim aos utilizadores da plataforma uma interação mais facilitada e acessível com a mesma. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92564 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis Pedro Oliveira de Castro Vieira.pdf | Dissertação de mestrado | 11,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons