Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92604
Título: | Agrupamento de escolas portuguesas: Um estudo de caso |
Outro(s) título(s): | Agrupacíon de escuelas portuguesas: Un estudio de caso Grouping Portuguese schools: A case study |
Autor(es): | Luiz, Maria Cecília Martins, Fernanda |
Palavras-chave: | Agrupamento de escolas Desconcentração educativa Gestão democrática Agrupación escolar Desconcentración educativa Gestión democrática Grouping schools Educational deconcentrating Democratic management |
Data: | 11-Jul-2024 |
Editora: | Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
Revista: | Revista @mbienteeducação |
Citação: | Luiz, M. C., & Martins, F. (2024). Agrupamento de escolas portuguesas: Um estudo de caso. Revista @mbienteeducação, 17(esp.2), e023026. https://doi.org/10.26843/ae.v17iesp.2.1288 |
Resumo(s): | Este artigo objetiva analisar o processo de constituição de um agrupamento de escolas portuguesas, a partir do Decreto n.º 75/2008, de 22 de abril. O estudo de caso nos ajudou a identificar e refletir sobre desafios da administração escolar, a partir de uma medida imposta pela tutela, sem participação significativa dos atores escolares no processo, bem como compreender como as relações entre estabelecimentos e atores escolares ocorriam e, ainda ocorrem, depois da obrigatoriedade do Decreto. Entende-se que antes de fazer parte do agrupamento pesquisado, cada escola possuía uma dinâmica organizacional, mas depois da legislação foi obrigada a se reorganizar, muitas vezes, sem opção de manter sua própria identidade, tendo que enfrentar vários conflitos. Concluiu-se que, entre a agregação das escolas (constituição do agrupamento) e a sua integração em um projeto educativo comum (todas as escolas envolvidas com um único objetivo) existe uma distância a percorrer e, portanto, está longe de estar superada. Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso de constitución de un grupo de escuelas portuguesas, a partir del Decreto 75/2008, de 22 de abril. Un estudio de caso, que nos ayudó a identificar y reflexionar sobre los desafíos de la administración escolar, a partir de una medida impuesta por la tutela, sin participación significativa de los actores escolares en el proceso, así como a comprender cómo ocurrieron y, aún ocurren, las relaciones entre los establecimientos y los actores escolares después de la obligación del Decreto. Se entiende que antes de formar parte de la agrupación investigada, cada escuela tenía una dinámica organizativa, pero después de que la legislación se vio obligada a reorganizarse, muchas veces sin opción de mantener su propia identidad, teniendo que enfrentar varios conflictos. Se concluyó que, entre la agregación de las escuelas (constitución de la agrupación) y su integración en un proyecto educativo común (todas las escuelas involucradas con un único objetivo) hay una distancia por recorrer y, por lo tanto, está lejos de ser superada. This article aims to analyze the process of grouping Portuguese schools after the Decree 75/2008, of April 22nd. A case study that helped us identify and reflect on the challenges of school administration after a measure imposed by the Decree without significant participation of school members in the process. It also helped us understand how the relationships between institutions and school actors occurred after the Decree was instituted. Before being part of the grouping schools in this case study, each school used to have a specific way of organizing itself. However, after the legislation, each one of them was obligated to reorganize itself, many times, without the option of maintaining its own identity. So, they had to face many conflicts. The conclusion is that between the process of grouping schools and their integration into a common educational project – which means all the schools with the same objectives – there is a long way to go. Therefore, it is far from being overcome. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92604 |
DOI: | 10.26843/ae.v17iesp.2.1288 |
e-ISSN: | 1982-8632 |
Versão da editora: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1288/1304 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
03+1288+@MBIENTEEDUCAÇÃO+ESP2+2024+PT (1).pdf | 727,65 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |