Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92604

TítuloAgrupamento de escolas portuguesas: Um estudo de caso
Outro(s) título(s)Agrupacíon de escuelas portuguesas: Un estudio de caso
Grouping Portuguese schools: A case study
Autor(es)Luiz, Maria Cecília
Martins, Fernanda
Palavras-chaveAgrupamento de escolas
Desconcentração educativa
Gestão democrática
Agrupación escolar
Desconcentración educativa
Gestión democrática
Grouping schools
Educational deconcentrating
Democratic management
Data11-Jul-2024
EditoraUniversidade Cidade de São Paulo (UNICID)
RevistaRevista @mbienteeducação
CitaçãoLuiz, M. C., & Martins, F. (2024). Agrupamento de escolas portuguesas: Um estudo de caso. Revista @mbienteeducação, 17(esp.2), e023026. https://doi.org/10.26843/ae.v17iesp.2.1288
Resumo(s)Este artigo objetiva analisar o processo de constituição de um agrupamento de escolas portuguesas, a partir do Decreto n.º 75/2008, de 22 de abril. O estudo de caso nos ajudou a identificar e refletir sobre desafios da administração escolar, a partir de uma medida imposta pela tutela, sem participação significativa dos atores escolares no processo, bem como compreender como as relações entre estabelecimentos e atores escolares ocorriam e, ainda ocorrem, depois da obrigatoriedade do Decreto. Entende-se que antes de fazer parte do agrupamento pesquisado, cada escola possuía uma dinâmica organizacional, mas depois da legislação foi obrigada a se reorganizar, muitas vezes, sem opção de manter sua própria identidade, tendo que enfrentar vários conflitos. Concluiu-se que, entre a agregação das escolas (constituição do agrupamento) e a sua integração em um projeto educativo comum (todas as escolas envolvidas com um único objetivo) existe uma distância a percorrer e, portanto, está longe de estar superada.
Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso de constitución de un grupo de escuelas portuguesas, a partir del Decreto 75/2008, de 22 de abril. Un estudio de caso, que nos ayudó a identificar y reflexionar sobre los desafíos de la administración escolar, a partir de una medida impuesta por la tutela, sin participación significativa de los actores escolares en el proceso, así como a comprender cómo ocurrieron y, aún ocurren, las relaciones entre los establecimientos y los actores escolares después de la obligación del Decreto. Se entiende que antes de formar parte de la agrupación investigada, cada escuela tenía una dinámica organizativa, pero después de que la legislación se vio obligada a reorganizarse, muchas veces sin opción de mantener su propia identidad, teniendo que enfrentar varios conflictos. Se concluyó que, entre la agregación de las escuelas (constitución de la agrupación) y su integración en un proyecto educativo común (todas las escuelas involucradas con un único objetivo) hay una distancia por recorrer y, por lo tanto, está lejos de ser superada.
This article aims to analyze the process of grouping Portuguese schools after the Decree 75/2008, of April 22nd. A case study that helped us identify and reflect on the challenges of school administration after a measure imposed by the Decree without significant participation of school members in the process. It also helped us understand how the relationships between institutions and school actors occurred after the Decree was instituted. Before being part of the grouping schools in this case study, each school used to have a specific way of organizing itself. However, after the legislation, each one of them was obligated to reorganize itself, many times, without the option of maintaining its own identity. So, they had to face many conflicts. The conclusion is that between the process of grouping schools and their integration into a common educational project – which means all the schools with the same objectives – there is a long way to go. Therefore, it is far from being overcome.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92604
DOI10.26843/ae.v17iesp.2.1288
e-ISSN1982-8632
Versão da editorahttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1288/1304
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
03+1288+@MBIENTEEDUCAÇÃO+ESP2+2024+PT (1).pdf727,65 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID