Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9323

TítuloPensar Krause hoje, ou pensar radicalmente a humanidade
Autor(es)Rocha, Acílio da Silva Estanqueiro
Palavras-chaveKrause
Data2001
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
CitaçãoROCHA, Acílio da Silva Estanqueiro [et al.] – “O krausismo em Portugal : actas do Colóquio “O krausismo na Península Ibérica”, Braga, Portugal, 1998”. Braga : Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2001. p. 9-35.
Resumo(s)Tomando como ponto de partida a posição de Karl Christian Friedrich Krause (1781-1832) em que se tem como legítimo herdeiro de Kant, sendo por isso crítico dos idealismos de Fichte, Schelling e Hegel, analisa-se em primeiro lugar a concepção de ciência, logo seguida do que Krause entende por arte, religião e moral, bem como da sua concepção de História, perscrutando como os direitos fundamentais, que em Krause surgem como consequência da sua definição de direito, não são concebidos como direitos de defesa parante o Estado, mas como direitos sociais fundamentais; além disso, no âmbito da sua concepção peculiar de história, dilucida-se já o ideal da União Europeia, como o trânsito da "ideia" ao "ideal".
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9323
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros
CEPS - Publicações dos investigadores do CEPS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Krause.pdf9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID