Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9498

TítuloA internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional
Autor(es)Patrão, Joana Carina Abreu
Orientador(es)Cabecinhas, Rosa
Data2-Mai-2009
Resumo(s)O actual estado do Ensino Superior em Portugal é uma das questões complexas com que se debate a sociedade portuguesa. Perante um mercado cada vez mais competitivo, as universidades têm cada vez mais necessidade de se diferenciar e de marcar pela qualidade dos seus serviços. As mudanças operadas no modelo de comunicação da Universidade do Minho, como em muitas outras universidades portuguesas e europeias, estão relacionadas com a adopção de orientações de gestão próximas do modelo empresarial. Numa era em que “reina” a competitividade, a capacidade de atrair alunos, através de novas estratégias de comunicação, revela-se ser primordial para a sobrevivência das instituições de Ensino Superior. Neste sentido, a imagem é um vector cada vez mais valorizado pelas universidades de todo o mundo. A presente investigação trata da relação entre as novas tecnologias de informação e comunicação e a criação de uma imagem organizacional, recorrendo a um caso prático - o site em inglês da Universidade do Minho. Com este estudo procurou-se perceber qual a relação entre estes fenómenos e ver até que ponto a qualidade de um site institucional pode influenciar a imagem que os públicos externos, nomeadamente os estrangeiros, têm da instituição. Para responder à pergunta de partida recorremos a uma estratégia de triangulação metodológica: pesquisa documental, entrevistas exploratórias e inquérito por questionário. De acordo com os dados recolhidos neste estudo, verificamos que o site foi referenciado, na esmagadora maioria dos casos, como sendo a principal fonte de informação acerca da UMinho. Ao longo do estudo podemos ainda apercebermo-nos de que os alunos estrangeiros têm uma opinião bastante positiva quer em relação ao site, quer em relação a Universidade do Minho enquanto instituição de Ensino Superior.
The present state of teaching in universities in Portugal is one of the complex issues which the Portuguese society debates with. Before a growing competitive market, universities have a higher need to be different and stand out for their service quality. As in many other Portuguese and European universities, the changes made so far in the University of Minho’s communication standard is related to the adaptation of management guidelines used in the business world. In a time where competition is the key word, the ability of attracting students through new information technologies reveals itself to be primordial for the survival of institutions of higher education. In this sense, image is a growing aspect valued by all international universities. The current study deals with the relationship between the new information and communication technologies and the creation of an organizational image illustrated by a real case - The University of Minho’s English website. Through this study, we tried to understand what the relationship between these two former phenomena is and also see at what extent the quality of an institutional website can influence the image which the external public, namely foreigners, may have of the institution. To find an answer for the main question, we made use of a strategy which reunites three main aspects: documental research, exploratory surveys and questionnaires. According to the data we found in the study we can see that, in most cases, the website was mentioned as being the main source of information about the University of Minho. Throughout the study we also realized that foreign students do have a very positive opinion towards the website itself and towards the University of Minho as an institute of higher education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9498
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese final.pdf5,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID