Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9498
Título: | A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional |
Autor(es): | Patrão, Joana Carina Abreu |
Orientador(es): | Cabecinhas, Rosa |
Data: | 2-Mai-2009 |
Resumo(s): | O actual estado do Ensino Superior em Portugal é uma das questões complexas com
que se debate a sociedade portuguesa. Perante um mercado cada vez mais competitivo, as
universidades têm cada vez mais necessidade de se diferenciar e de marcar pela qualidade dos
seus serviços.
As mudanças operadas no modelo de comunicação da Universidade do Minho, como
em muitas outras universidades portuguesas e europeias, estão relacionadas com a adopção de
orientações de gestão próximas do modelo empresarial. Numa era em que “reina” a
competitividade, a capacidade de atrair alunos, através de novas estratégias de comunicação,
revela-se ser primordial para a sobrevivência das instituições de Ensino Superior. Neste sentido,
a imagem é um vector cada vez mais valorizado pelas universidades de todo o mundo.
A presente investigação trata da relação entre as novas tecnologias de informação e
comunicação e a criação de uma imagem organizacional, recorrendo a um caso prático - o site
em inglês da Universidade do Minho. Com este estudo procurou-se perceber qual a relação entre
estes fenómenos e ver até que ponto a qualidade de um site institucional pode influenciar a
imagem que os públicos externos, nomeadamente os estrangeiros, têm da instituição.
Para responder à pergunta de partida recorremos a uma estratégia de triangulação
metodológica: pesquisa documental, entrevistas exploratórias e inquérito por questionário. De
acordo com os dados recolhidos neste estudo, verificamos que o site foi referenciado, na
esmagadora maioria dos casos, como sendo a principal fonte de informação acerca da UMinho.
Ao longo do estudo podemos ainda apercebermo-nos de que os alunos estrangeiros têm uma
opinião bastante positiva quer em relação ao site, quer em relação a Universidade do Minho
enquanto instituição de Ensino Superior. The present state of teaching in universities in Portugal is one of the complex issues which the Portuguese society debates with. Before a growing competitive market, universities have a higher need to be different and stand out for their service quality. As in many other Portuguese and European universities, the changes made so far in the University of Minho’s communication standard is related to the adaptation of management guidelines used in the business world. In a time where competition is the key word, the ability of attracting students through new information technologies reveals itself to be primordial for the survival of institutions of higher education. In this sense, image is a growing aspect valued by all international universities. The current study deals with the relationship between the new information and communication technologies and the creation of an organizational image illustrated by a real case - The University of Minho’s English website. Through this study, we tried to understand what the relationship between these two former phenomena is and also see at what extent the quality of an institutional website can influence the image which the external public, namely foreigners, may have of the institution. To find an answer for the main question, we made use of a strategy which reunites three main aspects: documental research, exploratory surveys and questionnaires. According to the data we found in the study we can see that, in most cases, the website was mentioned as being the main source of information about the University of Minho. Throughout the study we also realized that foreign students do have a very positive opinion towards the website itself and towards the University of Minho as an institute of higher education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9498 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese final.pdf | 5,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |