Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9677

TítuloImpacto da plataforma Moodle nas escolas de Famalicão: um estudo de caso
Autor(es)Pimentel, Paulo Carlos Fernandes
Orientador(es)Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Data9-Jun-2009
Resumo(s)Com a proliferação, por todas as escolas do país, da utilização da plataforma Moodle, urge estudar a forma como está a ser utilizada no apoio ao ensino presencial. No âmbito da presente dissertação de mestrado, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de analisar o impacto da plataforma Moodle no Agrupamento de Escolas Júlio Brandão, em Vila Nova de Famalicão. O estudo realizado foi um estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de entrevista, realizada aos gestores da plataforma Moodle no agrupamento, e por dois questionários aos professores do agrupamento. Dos 178 professores existentes no agrupamento, 105 responderam ao primeiro questionário, constatando-se que só 45 são utilizadores da plataforma, tendo 30 respondido ao questionário relativamente ao modo como usam a plataforma. A análise dos dados permitiu concluir que a utilização da plataforma Moodle, pelos professores do Agrupamento, ainda está numa fase incipiente, com poucos intervenientes e muito vocacionada à gestão do próprio agrupamento. É, também, muito utilizada como repositório de documentos para posterior consulta, quer por alunos quer por outros professores, não sendo rentabilizada a utilização do espaço da plataforma de uma forma mais colaborativa e em contexto de sala de aula. Embora a utilização seja diminuta, verificou-se que os professores reconhecem os benefícios da sua utilização bem como a necessidade de formação sobre a sua utilização.
Moodle is the LMS most adopted in Portuguese schools and research is needed to understand how it is being used. This Master dissertation analyzes the impact of the Moodle in the group of schools Júlio Brandão, in Vila Nova de Famalicão. The methodology used is a case study. The data was collected through interviews with the managers of Moodle and through two questionnaires filled in by the teachers. From 178 teachers inquired, 105 answered to the first questionnaire but only 45 were using the LMS. These 45 teachers received the second questionnaire about their use of the Moodle. Thirty teachers answered it. After analyzing the results, we may conclude that the use of the Moodle is incipient, with few participants and specially oriented to the management of the Group of Schools. The Moodle is essentially used as a repository of documents or materials to be consulted by teachers or students. Only a few teachers used its collaborative and communication tools. Despite the low utilization, all teachers recognize its benefits and the need of training.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9677
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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