Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9768

TítuloA energia eólica e o parque eólico das terras altas de Fafe : um estudo sobre concepções e opiniões de professores de física e química e de alunos de 9.º ano
Outro(s) título(s)Wind energy and the terras altas de Fafe farm : a study on physical sciences teachers and 9th graders’ conceptions and opinions
Autor(es)Marinho, Sandra Marina Ribeiro
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data28-Abr-2009
Resumo(s)Alguns tipos de recursos energéticos convencionais estão a esgotar-se e há problemas ambientais, que ameaçam o planeta, e que são causados pelo uso de combustíveis fósseis. O recurso à energia eólica, constitui, em Portugal, uma boa alternativa às energias não renováveis, derivadas dos combustíveis fósseis. A escola, no âmbito da Educação em Ciências para todos, deverá abordar, não só a componente científica e tecnológica da energia, mas também a sua componente social e ambiental. As Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais recomendam, entre outros, que os professores, no 3ºciclo, organizem visitas de estudo a centrais produtoras de energia, incluindo centrais eólicas. Em Fafe foi recentemente construído o Parque Eólico das Terras Altas de Fafe (TAF), que pode ser usado para esse fim. Assim, os objectivos do estudo consistiram em identificar concepções e opiniões de alunos e de professores do concelho de Fafe sobre a energia eólica e sobre os parques eólicos, designadamente sobre o Parque Eólico das TAF, enquanto parque e enquanto recurso didáctico. Participaram no estudo 230 alunos do 9º ano de escolaridade das escolas do concelho de Fafe e 20 professores de Física e Química a leccionar nas escolas do mesmo concelho. Os dados foram recolhidos através de dois questionários, um destinado aos professores e outro dirigido aos alunos. Os resultados obtidos nesta investigação revelaram que a maioria dos alunos tem um conhecimento superficial, mas relativamente correcto, sobre a energia eólica e sua produção. As concepções dos alunos sobre parques eólicos são bastante simplistas, mas a maior parte deles evidencia um conhecimento correcto sobre a sua localização, embora não demonstre estar familiarizado com a constituição e o funcionamento dos aerogeradores. No que concerne aos professores de Física e Química das escolas do concelho de Fafe, estes consideraram que o Parque Eólico das TAF, não provoca poluição visual e tem benefícios para a população e para o turismo. Contudo, no que se refere à sua utilização como um recurso didáctico, os resultados sugerem que os professores não tiram muito partido do referido parque. Dado que o Parque Eólico das TAF está ao alcance dos professores de Física e Química do concelho de Fafe e é familiar aos alunos deste concelho, mas não constitui um recurso didáctico muito utilizado pelos docentes, parece importante desenvolver acções com vista a um maior aproveitamento didáctico do referido parque nas aulas de ciências.
The reserves of some types of conventional energy have been decreasing. Besides, there are a few environmental problems, that are threatening the future of the Planet, and that are associated with the use of non-renewable energy sources. Alternative energy sources, including wind energy, may offer a good alternative to non-renewable energy in Portugal. In schools, science education for all should deal with the scientific and the technological dimensions of energy as well as with the social and environmental issues related to it. Hence, Natural and Physical Sciences Curriculum guidelines suggest that junior high school science teachers should organize field trips to energy central enterprises, including wind farms. The wind farm Terras Altas de Fafe (TAF) was recently built and it may be used for teaching about wind energy outside the classroom. Thus, this research study, focusing on the region of Fafe, aims at identifying students’ and teachers’ conceptions and opinions about wind energy and wind farms, namely about the TAF wind farm, both as a wind farm and as a teaching resource. The sample included 230 9th graders, attending schools in Fafe, and 20 Physical Sciences teachers, that were teaching in the same schools. Data were collected by means of two questionnaires, one for teachers and another one for students. The results suggest that the majority of the students held a basic knowledge although correct knowledge on the issues related to wind energy and its production. Students’ conceptions on wind farms are very simple but most of the participants seem aware of the possible localizations of wind farms. However, students are not very familiar with the structure and the working principles of the wind turbines. As far as Physical sciences teachers are concerned, they seem to believe that the TAF wind farm does not cause visual pollution and that it is beneficial for the inhabitants and the tourism. However, the results also suggest that teachers do not rely too much on the TAF wind farm for teaching purposes. As the TAF wind farm is easy to access by the Physical Sciences teachers in Fafe schools, and the students are familiar with it, it seems worthwhile to take action in order to promote its use by the teachers and to help them to take more educational profit from the TAF wind farm.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9768
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf5,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID