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TítuloDesenvolvimento da literacia estatística em dois manuais do 7.º ano de escolaridade
Autor(es)Martinho, Maria Helena
Viseu, Floriano
Palavras-chaveLiteracia estatística
Manuais escolares
Data2009
EditoraSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
CitaçãoCOSTA, C. ; MAMEDE, E. ; GUIMARÃES , F., org. – “Números e estatística : reflectindo no presente, perspectivando o futuro : actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, 19, Vila Real, Portugal, 2009” [CD-ROM]. Vila Real : Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009. ISBN 978-972-8614-12-6.
Resumo(s)Este artigo faz uma análise de dois manuais escolares actualmente em vigor com o objectivo de compreender de que forma esses manuais contribuem para promover o desenvolvimento efectivo da literacia matemática. Em particular pretendemos compreender o papel do manual escolar no desenvolvimento da literacia estatística e quais as dimensões da literacia estatística contempladas nos manuais escolares tendo em conta aspectos do modelo apresentado por Gal (2002) nas seguintes dimensões: interpretação, crítica e produção. A interpretação requer a capacidade de leitura de informação traduzida por textos escritos ou orais, números e símbolos, bem como gráficos e tabelas e a sua compreensão. A dimensão crítica contempla a capacidade de avaliar criticamente a informação estatística, mobilizando o conhecimento matemático e estatístico. A terceira dimensão, que intitulamos de produção, requer a capacidade de comunicar argumentos e informação estatística e de tomar decisões. Deste modo, é possível perceber que estas três dimensões traduzem níveis de complexidade crescente, na medida que cada uma pressupõe o domínio da anterior. A relevância da análise dos manuais é justificada pelo facto de o professor quando planifica as suas aulas nem sempre trabalhar directamente com os programas, mas sim com os manuais que funcionam como guias de estruturação da aula, o que faz com que os manuais sejam um factor decisivo para a existência de uma estrutura invariante da acção didáctica do professor (Zabalza, 1992).
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9846
ISBN978-972-8614-12-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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